Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1093
Tipo: Livro
Título: Conflito, territorialidade e desenvolvimento: algumas reflexões sobre o campo amapaense
Autor(es): Lomba, Roni Mayer (Org.)
Rangel, Katia de Souza (Org.)
Silva, Geovane Grangeiro da (Org.)
Silva, Marcelo Gonçalves da (Org.)
Resumo: Resultado do 1º Simpósio sobre Reforma Agrária, Meio Ambiente e Desenvolvimento (SARADAM), organizado em 2012, Conflito, territorialidade e desenvolvimento congrega os trabalhos desenvolvidos por um grupo de pesquisadores, servidores públicos e membros de sindicatos visando atender aos anseios da sociedade rural. Os artigos que compõem o livro apresentam debates sobre a realidade do campo, modos de vida, desenvolvimento e conflitos relacionados à apropriação da terra especialmente existentes no Estado do Amapá. Nele, os autores apresentam os cenários e desafios impostos pelos conflitos fundiários que envolvem desde o acesso à terra e a manutenção dos modos de vida das “maiorias desprivilegiadas” até as políticas de garantia de direitos, destacando a situação vivida pelas comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária e posseiros. Trata-se de um livro capaz de contribuir para a compreensão das realidades do campo e do papel do campesinato frente à expansão do capital, retomando, assim, a discussão sobre o modelo de desenvolvimento existente.
Palavras-chave: Latifúndio - conflitos
Desenvolvimento econômico
Economic development
Territorialidade humana
Human territoriality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: LOMBA, Roni Mayer (Org.) et al. Conflito, territorialidade e desenvolvimento: algumas reflexões sobre o campo amapaense. Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2014. 144 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1093
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conflito-territorialidade-e-desenvolvimento-algumas-reflexoes-sobre-o-campo-amapaense-roni-m.-lomba-et-al.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.