Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1097
Tipo: Livro
Título: Dicionário crítico de gênero
Autor(es): Colling, Ana Maria (Org.)
Tedeschi, Losandro Antônio (Org.)
Resumo: Este dicionário atesta a vitalidade e o desenvolvimento da pesquisa sobre mulheres e gênero no mundo ibero e latino-americano, do qual o Brasil é um farol. Com 162 verbetes apresentados em ordem alfabética, a obra é uma iniciativa apoiada pela UFGD, pelo Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade (LEGHI) e pela Cátedra/ UNESCO, agrupando escritores de vários países, comprometidos com a visibilidade e a consolidação dos estudos de gênero e sexualidades. Os organizadores criaram, coletaram e ordenaram um material abundan­te em torno de dois eixos principais: intelectuais, que, através da sua escrita, seu pensamento e suas ações, contribuíram para o desenvolvimento deste campo; e os conceitos por eles analisados. Como a categoria de análise de gênero pressupõe a incorporação de ou­tros tantos conceitos e de diversas autoras/es que historicamente auxiliaram as análises, a proposta deste dicionário é de se apresentar como uma obra plural, que tem a pretensão de visualizar as diferenças de interpretações.
Palavras-chave: Questões de gênero
Gender issues
Sexismo
Sexism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antonio (Orgs.). Dicionário crítico de gênero. Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2019. 784 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1097
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dicionario-critico-de-genero.pdf13,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.