Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1110
Tipo: Dissertação
Título: As Representações da formação de professores e das práticas de educação física escolar contidas nas páginas da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, no período de 1979 a 1991
Título(s) alternativo(s): The Representations of the teacher training and of the practices of physical school education contained in the pages of the Brazilian Journal of Sports Science, from 1979 to 1991
Autor(es): Holanda, Aline Pereira de
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Honorato, Tony
metadata.dc.contributor.referee2: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee3: Brazil, Maria do Carmo
Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar como a formação de professores e as práticas de Educação Física foram representadas na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) entre 1979 a 1991. O recorte temporal no ano de 1979 justifica-se por sinalizar o período de criação e de publicação do primeiro volume dessa Revista. E, em 1991 por corresponder ao período de publicação do último volume da Revista não tematizada, pois a partir de 1992, as edições passaram a se organizar mediante temas específicos. A pesquisa tem como referência o pensamento de Chartier (2002), sobretudo, com base no seu conceito de representações. Recorre, ainda, a uma literatura ligada ao estudo dos impressos, à História da Educação e sobre a área de Educação Física. A metodologia utilizada nesta investigação a caracteriza como uma pesquisa documental, pois toma como fonte de estudo as 33 edições da RBCE que circularam no período de 1979 a 1991. Com esta pesquisa foi possível constatar que a RBCE é um periódico científico da área de Educação Física e Ciências do Esporte, editado e publicado trimestralmente pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde setembro de 1979. Verificar que, os artigos sobre a temática formação de professores publicados na revista no período, estavam representados ora voltados para uma Educação Física de caráter competitivista ora voltados para uma concepção de Educação Física, mais de caráter filosófico, progressista. E, observar que, os artigos acerca da temática práticas de Educação Física publicados na revista estiveram representados abordando debates que circularam em torno da Educação Física do final dos anos de 1970 e início dos anos de 1980, tratando das concepções de Educação Física e debatendo práticas em torno da Educação Física voltadas para dentro do Ensino Superior e também com estudos direcionados para dentro das escolas do 1º grau e da Pré-Escola, na época. Assim, esse estudo contribuiu para a construção de uma representação de como se configurou a Formação de Professores e as práticas de Educação Física, registradas em um objeto cultural construído pela imprensa periódica científica, do final da década de 1970 e início da década de 1990.
Abstract: This paperwork aims to analyze how the training of teachers and the practices of Physical Education were represented in the Brazilian Journal of Sports Sciences from 1979 to 1991. The temporal cut in the year 1979 is justified by the signaling period of creation and publication of the first volume of the Journal. In 1991 correspond to the last volume of the non-thematized Magazine publication, and since 1992 editions began to be organized through specific themes. The research has as reference the thought of Chartier (2002) based on the concept of representations. It also reports to a literature related to the study of printed matter to the History of Education and to the area of Physical Education. The methodology used in this research was a documentary one, since it takes as its source the 33 editions of the Journal that circulated from 1979 to 1991. With this research it was possible to verify that this Journal was a scientific one for the Physical Education area and Sports Sciences, edited and published quarterly by the Brazilian College of Sports Sciences since September 1979. To verify that the articles on the theme of teacher training published in the journal in the period were represented by a Physical Education of Competitivist character, now oriented towards a conception of Physical Education, as a philosophical, progressive one and to observe that the articles on the subject of Physical Education practices published in the magazine were represented discussing debates that circulated around Physical Education in the late 1970 and early 1980, dealing with the conceptions of Physical Education and debating practices around it focused on Higher Education and also with studies directed to the schools of the 1st grade and the Pre-School, at the time. Thus, this study contributed to the construction of a representation on how the Teacher's Training and Physical Education practices were configured, registered in a cultural object constructed by the periodical scientific press, of the late 1970 and early 1990.
Palavras-chave: Mídia impressa
Printed materials
Formação de professores
Teacher education
Educação física
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: HOLANDA, Aline Pereira de. As Representações da formação de professores e das práticas de educação física escolar contidas nas páginas da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, no período de 1979 a 1991. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1110
Data do documento: 12-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlinePereiradeHolanda.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.