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Tipo: Dissertação
Título: Da escola na casa à Escola Municipal Fazenda Miya do distrito do Guassú - MT (1965 -1977)
Título(s) alternativo(s): From school in the house to the Municipal School Fazenda Miya, of the Gassú District - MT
Autor(es): Ebenritter, Ana Lucia Pereira Borges
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Jacira Helena do Valle
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: Este trabalho analisa a história da Escola Municipal Fazenda Miya, instalada por imigrantes japoneses no distrito do Guassú, município de Dourados/MS, na década de 1960. Para tanto, busca examinar o processo de criação e instalação dessa escola, identificar e caracterizar o perfil de seus alunos e docentes e, ainda, analisar como era o ensino oferecido por essa instituição escolar no período de 1965 a 1977. O recorte temporal é justificado por dois argumentos: o ano de 1965 marca o início do processo de escolarização no Guassú, com a atuação docente de Tieko Miyazaki Ishy, como professora leiga, ministrando aulas em sua própria residência, assim atendendo crianças e jovens, filhos de imigrantes japoneses e de funcionários moradores na Fazenda Miya; por sua vez, o ano de 1977 sinaliza um período de mudanças na escola, sobretudo com a conclusão do Curso de Habilitação Específica para o Magistério, realizado pela professora Tieko Miyazaki Ishy, em um curso intensivo de férias, que a qualificou legalmente perante a então recente Lei Federal nº 5.692/1971, para o exercício da docência de 1ª a 4ª séries do ensino de 1º grau. A pesquisa orienta-se na perspectiva da Nova História Cultural, aliada a um referencial teórico da História e da História da Educação. As fontes que embasam esse trabalho foram constituídas por Relatórios e Mensagens de Governadores do Estado de Mato Grosso, Relatórios de Secretários de Estado, dados censitários, legislação, fotografias, livros de matrículas, atas de reuniões e documentos do acervo pessoal da Tieko Miyazaki Ishy, entre outros. Além disso, optou-se por adotar a história oral, por meio de entrevistas com a professora Tieko, com ex-alunos da escola e com antigos moradores do distrito do Guassú. Os resultados desse trabalho permitiram compreender que a família Ishy, no distrito do Guassú, não promoveu apenas o desenvolvimento econômico da localidade com o plantio do arroz, mas também contribuiu no desenvolvimento da educação escolar, com a criação de uma escola na Fazenda Miya. Era um período em que Mato Grosso e, sobretudo, as localidades do sul do estado ainda contavam com poucas escolas de ensino primário, principalmente nas áreas rurais. Foi nesse contexto que Tieko Miyazaki Ishy iniciou, em sua própria casa, uma escola para alfabetizar o seu enteado e que logo cresceu de maneira tão rápida em número de alunos que, no início da década de 1970, já tinha se tornado uma escola municipal. Essa instituição, no período pesquisado, atendeu alunos que, em sua maioria, eram filhos de brasileiros, de famílias humildes e moradoras na própria fazenda ou em seu entorno, com idades superiores aos 7 anos. Tratava-se de um ensino ministrado por uma única professora, no caso a professora Tieko. As aulas, inicialmente, eram preparadas sem estarem planejadas de acordo com as determinações da Lei Federal nº 4.024/1961 e no Programa de Ensino de Mato Grosso. Posteriormente, contudo, com o processo de municipalização ocorrido nessa instituição, no início da década de 1970, o ensino ministrado pela docente passou a sofrer fortes pressões para ser planejado com base nas determinações da nova LDB, ou seja, Lei Federal nº 5.692/1971. Esses resultados permitiram compreender que a origem da Escola da Fazenda Miya está diretamente relacionada com a vinda da família Ishy para o distrito do Guassú e com a atuação da professora Tieko. E que, além disso, essa escola teve, com a sua criação e funcionamento, um importante papel no processo de escolarização do distrito do Guassú.
Abstract: This work analyzes the history of the Fazenda Miya Municipal School, installed by Japanese immigrants in the district of Guassú, Dourados municipality, in the 1960s. In order to do so, it seeks to examine its creation and installation process, to identify and characterize the profile of their students and teachers, and also analyze how their teaching offered by this school institution, from 1965 to 1977. . The time cut is justified by two arguments: the year 1965 marked the beginning of the schooling process in Guassu, with the teaching role of Tieko Miyazaki Ishy, attending children and young people, children of Japanese immigrants and employees resident in Miya Farm, as lay teacher, teaching classes in her own residence. And the year of 1977 signals a period of changes in the school, especially with the conclusion of the Specific Education for Teaching Course, held by Professor Tieko Miyazaki Ishy, in an intensive course of vacations, which legally qualified her before the Law in force , in the case Law 5.692 / 71 for the teaching of 1st to 4th grade teaching in the first grade. The research is oriented in the perspective of the New Cultural History, allied to a theoretical reference of the History and History of the Education. The sources that support this work are Reports and Messages of Governors of the State of Mato Grosso, Reports of Secretaries of State, census data, legislation, photographs, enrollment books, minutes of meetings and documents of Tieko Miyazaki Ishy's personal collection, among others. In addition, it was decided to adopt oral history, through interviews with Professor Tieko, former students of the school and former residents of the Guassu district. The analysis of the documentary and oral sources allowed to verify that the Ishy family, in the district of Guassú, not only promoted the economic development of the locality with the rice planting, but also contributed in the development of the school education, with the creation of a school in the Farm Miya. In a period that, in Mato Grosso and, above all, southern localities, there were still few primary schools, mainly in rural areas. It was in this context that Tieko Miyazaki Ishy started in his own house a school to teach his stepchild, and gradually grew so rapidly that by the early 1970 sit had already become a municipal school. This institution, in the period studied, attended, mostly, children of brazilians, from humble families, dwellers on the farm itself and in its surroundings, aged over 7 years. With one teaching, taught by a single teacher in the period, in the case of Professor Tieko, the classes were initially prepared without being planned according to the provisions of Law 4.024 / 61 and in the Education Program of Mato Grosso. However, with the process of municipalization that took place in this institution, in the early 1970s, teaching taught by the teacher began to suffer strong pressure to be planned based on the provisions of Law 5.692 / 71. These results allowed us to conclude that the origin of Miya School of Finance is directly related to the coming of the Ishy family, to the district of Guassú and to the work of Professor Tieko. And that, in addition, this school had with its creation and functioning, an important role in the schooling process of the Guassú district.
Palavras-chave: Educação - história
Educational history
Educação básica
Elementary education
Educação rural
Rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: EBENRITTER, Ana Lucia Pereira Borges. Da escola na casa à Escola Municipal Fazenda Miya do distrito do Guassú - MT (1965 -1977). 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1112
Data do documento: 6-Abr-2018
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