Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1122
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Colhimento institucional de longa permanência: práticas educativas institucionais e competência social de crianças e adolescentes |
Autor(es): | Silva, Jhonathan Roger Levino Alencar da |
Primeiro Orientador: | Pereira, Veronica Aparecida |
Resumo: | O acolhimento institucional e o tempo de institucionalização são questões de alta relevância nas discussões sobre adoção, riscos, vulnerabilidades e violação de direitos de crianças e adolescentes, impelindo profissionais da área rumo ao compromisso social da ciência psicológica para respondê-las. Com o presente estudo, objetivou-se descrever e correlacionar longo tempo de permanência em acolhimento institucional de crianças e adolescentes, habilidades sociais, desempenho acadêmico e práticas educativas de cuidadores, além de comparar a competência social dos referidos, avaliada no conjunto de habilidades sociais e acadêmicas, com a de seus pares em ambiente escolar. A pesquisa teve como participantes crianças e adolescentes em acolhimento institucional com período igual ou superior a um ano (G1, n=18) e, também, crianças e adolescentes sem histórico de institucionalização, em mesmo ano escolar e turma (G2, n=17), os professores de G1 e G2 e os cuidadores de G1. Participaram duas instituições da cidade de Dourados e uma de Mundo Novo/MS que assinaram o Termo de Compromisso. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi assinado pelas monitoras e professoras e o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) pelos participantes de G1 e G2. Dois estudos foram estruturados: Estudo 1 (Crianças e adolescentes institucionalizados: associação entre habilidades sociais, problemas de comportamento, desempenho escolar e práticas educativas dos cuidadores), tinha como objetivo de descrever práticas educativas em contextos de instituições de acolhimento e correlacioná-las às variáveis: tempo de acolhimento, habilidades sociais (na visão dos cuidadores e dos acolhidos), problemas de comportamento (relatados por cuidadores) e desempenho escolar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e, o Estudo 2 (Influência do acolhimento sobre as habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho escolar: um estudo comparativo), tinha como objetivo descrever e comparar habilidades sociais (na visão dos professores e dos acolhidos), problemas de comportamento (relatados por professores) e desempenho escolar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional com seus pares sem histórico de institucionalização. Aplicou-se com monitores das instituições o Inventário de Estilos Parentais (IEP) e as escalas comportamentais sobre habilidades sociais e problemas de comportamentos de G1, essas últimas também aplicadas com professores de G2. Com G1 e G2, aplicou-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE), Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (IMHSC - até 11 anos) e Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA - 12 anos e acima). Com os professores de G1 e G2 aplicou-se as escalas comportamentais – Escala de Índices de Comportamento Socialmente Aceito (EICSA) e Escala de Índices de Problemas de Comportamento (EIPC). Os resultados indicaram que há correlações positivas entre crianças e adolescentes com longo tempo de permanência em instituições de acolhimento, baixo desempenho acadêmico e altos índices de problemas de comportamento. Espera-se, com esta pesquisa, colaborar com propostas de enfrentamento às situações de prolongamento do tempo de institucionalização. |
Abstract: | Institutional care and time of institutionalization are issues of high relevance in the discussions about adoption, risks, vulnerabilities and violation of the rights of children and adolescents, impelling professionals in the area towards the social commitment of psychological science to respond. The purpose of this research was to describe and correlate a long period of stay in institutional care of children and adolescents, social skills, academic performance and educational practices of caregivers, as well as to compare the social competence of those with their peers in school environment. The present study had as participants children and adolescents in institutional care with a period of one year or more (G1, n = 18) and also children and adolescents with no history of institutionalization in the same school year and group (G2, n = 17), teachers of G1 and G2 and caregivers of G1. Two institutions from the city of Dourados and one from Mundo Novo / MS signed the Term of Commitment. the Free and Informed Consent Term (FICT) was signed by the teachers and the Free and Informed Consent Term (FICT) by the G1 and G2 participants. Two studies were structured: Study 1 (Institutionalized children and adolescents: association between social skills, behavior problems, school performance and caregivers' educational practices), aimed to describe educational practices in contexts of institutional care and to correlate them with variables: social skills (in the view of caregivers and child and adolescents institutionalized), behavioral problems (reported by caregivers) and school performance of children and adolescents in institutional care, and Study 2 (Influence of the institutionalization on social skills, problems of behavior and school performance: a comparative study), aimed to describe and compare social skills (in the view of teachers and children and adolescents institutionalized), behavior problems (reported by teachers) and school performance of children and adolescents in institutional care with their peers without institutionalization history. The Parenting Styles Inventory (PSI) and the behavioral scales on social skills and behavior problems of G1 were applied with institutional monitors, the latter also applied with G2 teachers. With G1 and G2, the School Performance Test (SPT), the Multimedia Social Skills Inventory for Children (MSSIC - up to 11 years old) and the Social Skills Inventory for Adolescents (SSIA - 12 years and above) were applied. With the G1 and G2 teachers the scales were applied - socially accepted behavioral index scale (SABIS) and behavioral problem index scale (BPIS). The results indicated that there are positive relationships among children and adolescents with a long time of stay in institutions, low academic performance and high rates of behavior problems. It is hoped, with this research, to collaborate with proposals to face the situations of prolongation of the time of institutionalization. |
Palavras-chave: | Acolhimento User embracement Criança Child Adolescentes Adolescents Práticas pedagógicas Educational practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Psicologia |
Citação: | SILVA, Jhonathan Roger Levino Alencar da. A Colhimento institucional de longa permanência: práticas educativas institucionais e competência social de crianças e adolescentes. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1122 |
Data do documento: | 18-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JonathanRogerLevinoAlencardaSilva.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.