Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Sandra Fogaça Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0593934187852891pt_BR
dc.contributor.referee1Liboni, Maria Therezinha Loddi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0227112658733188pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Jaqueline Batista de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325658094959709pt_BR
dc.creatorAraújo, Renisson Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3940187882892388pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-24T19:59:30Z-
dc.date.available2019-06-24T19:59:30Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationARAÚJO, Renisson Costa. Relação entre sofrimento psíquico e organização do trabalho em professores de uma escola estadual. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1123-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to investigate the relationship between the psychic suffering of teachers and the organization of work in a public school in the city of Dourados-MS. The theoretical reference of the Psychodynamics Theory of Work and some contributions of the social sciences were used. This proposal is justified because of aggravation of the research issue, verified in literature, especially with regard to the relationship between psychological suffering and work organization in the public state system. It was a qualitative research. The methodology was divided in two moments, the first being the participant observation and the second the semi-structured interviews with the selected teachers, in number of nine. The analyses were divided into eleven topics that emerged from interviews and field journal. It can be concluded that the main source of pleasure in the teacher’s work was related to student’s recognition. On the other hand, there were multiple reasons for suffering, highlighting difficulties in co-working relationship with other teachers. The current scenario of political instability and significant changes in the social security system were also adverse factors in the mental health of these teachers. The expectation is that public spaces of discussion can cooperate to overcome such difficulties.en
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo investigar a relação entre o sofrimento psíquico de professores e a organização do trabalho numa escola da rede pública estadual da cidade de Dourados-MS. Utilizou-se o referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho e alguns aportes das ciências sociais. Justifica-se esta proposta, em razão do agravamento do problema da pesquisa, verificado na literatura, principalmente no que diz respeito à relação entre sofrimento psíquico e organização do trabalho no sistema público estadual. A natureza da pesquisa foi qualitativa. A metodologia dividiu-se em dois momentos, sendo o primeiro, a observação participante e o segundo, entrevistas semiestruturadas com os professores selecionados, que ao todo foram nove. As análises foram divididas em onze temas que emergiram das entrevistas e das anotações do diário de campo. Pode-se concluir que a principal fonte de prazer no trabalho do professor, estava ligado ao reconhecimento vindo do aluno. Por outro lado, os causadores de sofrimento eram multifatoriais, destacando-se dificuldades no convívio com outros professores. O atual cenário de instabilidade política e significativas mudanças no sistema de previdência social também foram fatores desfavoráveis na saúde mental destes professores. A expectativa é que espaços públicos de discussão possam colaborar para a superação de tais dificuldades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-24T19:59:30Z No. of bitstreams: 1 RenissonCostaAraujo.pdf: 1578999 bytes, checksum: b2eeb21c86ebf11c86bb0f90b8d5dd89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T19:59:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RenissonCostaAraujo.pdf: 1578999 bytes, checksum: b2eeb21c86ebf11c86bb0f90b8d5dd89 (MD5) Previous issue date: 2017-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDor psíquicapt_BR
dc.subjectPsychological sufferingen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectLabouren
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleRelação entre sofrimento psíquico e organização do trabalho em professores de uma escola estadualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenissonCostaAraujo.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.