Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Noemia dos Santos Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2803772897898758pt_BR
dc.creatorSouza, Iane de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8297525955246599pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-25T18:52:53Z-
dc.date.available2019-06-25T18:52:53Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Iane de. A Formação de professores Guarani e Kaiowá no território etnoeducacional Cone Sul: políticas públicas fortalecendo as escolas indígenas. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1137-
dc.description.abstractThe objective of this work is to produce the ethnography of the construction of the courses of Magisterium Ára Verá and the Teko Arandu Intercultural Graduation and the Institutional Program of Initiatives for Teaching - Diversity PIBID D, as public policies for the training of indigenous teachers and, consequently, strengthened the Indigenous Schools. I intend to highlight the involvement and protagonism of the Guarani and Kaiowá Indigenous Teachers Movement (MPGK) in harmony with the National Indigenous Movement, in the construction of legal frameworks that created Indigenous School Education (IEE), and all other public policies that were developed in the State of Mato Grosso do Sul until nowadays. I demonstrated how in the process of institutionalization of the IEE, in the Ethnoeducational Territory of the Southern Cone (TEE Southern Cone), the indigenous intellectuals were formed, which became new references in the indigenous communities. These policies were based on the State regarding the valorization of indigenous teachers. Finally, the main purpose was to bring to light the process that is still being developed within the institutions responsible for implementing the IEE policy, from a deeper look at the Licenciatura Intercultural Teko Arandu Baccalaureate and the Institutional Scholarship Initiation Program to Teaching - Diversity (PIBID D).en
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo produzir a etnografia da construção dos cursos de Magistério Ára Verá e Licenciatura Intercultural Teko Arandu e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Diversidade PIBID D, enquanto políticas públicas para a formação de professores indígenas e que, consequentemente, fortaleceu as Escolas Indígenas. Pretendi evidenciar o envolvimento e o protagonismo indígena do Movimento de Professores Indígenas Guarani e Kaiowá (MPGK) em sintonia com o Movimento Indígena nacional, na construção dos marcos legais, que criaram a Educação Escolar Indígena (EEI), e todas as demais políticas públicas que foram desenvolvidas no Estado de Mato Grosso do Sul até na atualidade. Demonstrei como no processo de institucionalização da EEI, no Território Etnoeducacional do Cone Sul (TEE Cone Sul), foram se formando os intelectuais indígenas que se constituira em novas referências nas comunidades indígenas. Essas políticas foram pautando o Estado no tocante à valorização dos professores indígenas. Por fim, o propósito maior foi trazer à tona o processo que ainda está sendo gestado no âmbito das instituições responsáveis por executar a política de EEI, a partir de um olhar mais profundo sobre a Licenciatura Intercultural Teko Arandu e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Diversidade (PIBID D).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-25T18:52:53Z No. of bitstreams: 1 IanedeSouza.pdf: 2086286 bytes, checksum: 540b9c5b0e2137bcdfc613cbb56e0640 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-25T18:52:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IanedeSouza.pdf: 2086286 bytes, checksum: 540b9c5b0e2137bcdfc613cbb56e0640 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectState policyen
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectPovos indígenas - Guaranipt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Guaranien
dc.subjectPovos indígenas - Kaiowápt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Kaiowáen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleA Formação de professores Guarani e Kaiowá no território etnoeducacional Cone Sul: políticas públicas fortalecendo as escolas indígenaspt_BR
dc.title.alternativeThe Training of Guarani and Kaiowá teachers in the ethnoeducational territory of the Southern Cone: public policies strengthening indigenous schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IanedeSouza.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.