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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Noemia dos Santos Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2803772897898758pt_BR
dc.contributor.referee1Silvestre, Célia Maria Foster-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331103267448991pt_BR
dc.contributor.referee2Crespe, Aline Castilho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9416298515164083pt_BR
dc.creatorMenezes, Rodrigo Novais de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0795800138455533pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-25T19:30:19Z-
dc.date.available2019-06-25T19:30:19Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.citationMENEZES, Rodrigo Novais de. Fronteiras na escola do campo: uma etnografia dos/as estudantes indígenas na Escola Antônio Vicente Azambuja em Dourados. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1144-
dc.description.abstractThis work aims to understand the processes of (in) visibility of the indigenous presence in the State School Antonio Vicente Azambuja located in the district of Itahum / MS in the city of Dourados-MS. Also, to emphasize the relations between indigenous and non-indigenous students, delineating the inter-ethnic and intercultural boundaries in the daily life of the school. It is sought to question the extent to which the Western public education model offered at this school considers and recognizes the diversity and ethnic difference embodied in the institutional discourse and the presuppositions of field education. Most of the indigenous students reside in the small village that in its totality concentrates approximately 4 thousand inhabitants. From the perspective of critical interculturality, this work seeks to highlight the Western education model, and the mechanisms of colonial domination, interspersed by the discourse of functional interculturality homogenizing differences.en
dc.description.abstractEste trabajo tiene por objetivo comprender los procesos de (in) visibilidad de la presencia indígena en la Escuela Estadual Antonio Vicente Azambuja ubicadas en el distrito de Itahum / MS en la ciudad de Dourados-MS. Y además, acentuar la mirada sobre las relaciones entre estudiantes indígenas y no indígenas delineando las fronteras interétnicas e interculturales en el cotidiano de la escuela. Se busca cuestionar en qué medida el modelo de educación pública occidental ofrecida en esa escuela, considera y reconoce la diversidad y la diferencia étnica materializada en el discurso institucional y en los presupuestos de la educación rural. La mayoría de los estudiantes indígenas residen en el pequeño pueblo que en su totalidad concentra cerca de 4 mil habitantes. A partir de la perspectiva de la interculturalidad crítica este trabajo busca evidenciar el modelo de educación occidental, y los mecanismos de dominación colonial, entremezclados por el discurso de la interculturalidad funcional homogeneizador de las diferencias.es
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo compreender os processos de (in)visibilidade da presença indígena na Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja, localizada no distrito de Itahum/MS, município de Dourados-MS. E, ainda, acentuar o olhar sobre as relações entre estudantes indígenas e não indígenas, delineando as fronteiras interétnicas e interculturais no cotidiano da escola. Procurei questionar em que medida o modelo de educação pública ocidental, ofertada nessa escola, considera e reconhece a diversidade e diferença étnica materializada no discurso institucional e nos pressupostos da educação do campo. A maioria dos/as estudantes indígenas residem no pequeno vilarejo de Itahum que, em sua totalidade, concentra 4 mil habitantes, aproximadamente. A partir da perspectiva da interculturalidade crítica busquei evidenciar o modelo de educação ocidental e os mecanismos de dominação colonial, entremeados pelo discurso da interculturalidade funcional, homogeneizador das diferenças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-25T19:30:19Z No. of bitstreams: 1 RodrigoNovaisdeMenezes.pdf: 2467853 bytes, checksum: 6d9a3adcd66e18d90d3d45b075cac170 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-25T19:30:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RodrigoNovaisdeMenezes.pdf: 2467853 bytes, checksum: 6d9a3adcd66e18d90d3d45b075cac170 (MD5) Previous issue date: 2018-08-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectPovos indígenas - estudantespt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Studentsen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectRelações culturaispt_BR
dc.subjectCultural relationsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleFronteiras na escola do campo: uma etnografia dos/as estudantes indígenas na Escola Antônio Vicente Azambuja em Douradospt_BR
dc.title.alternativeBorders in the school of the field: an ethnography of the indigenous students in the School Antônio Vicente Azambuja in Douradosen
dc.typeDissertaçãopt_BR
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