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Tipo: Dissertação
Título: Representações da surdez no discurso oficial: uma análise a partir da lei 13.146/2015
Título(s) alternativo(s): Meanings about deafness in the official discourse
Autor(es): Moraes, Fabiane Ferreira da Silva
Primeiro Orientador: Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Marlon Leal
metadata.dc.contributor.referee2: Barzotto, Leoné Astride
Resumo: Os documentos oficiais publicados a partir dos anos 2000 com vistas a assegurar os direitos da pessoa com deficiência, entre os quais estão situados os surdos, trazem diretrizes sobre diversos aspectos relacionados com a educação, o trabalho, a comunicação, entre outros. A necessidade de se produzirem tais documentos indica que a inclusão dos sujeitos surdos ainda é um assunto que precisa de normativas para que possa ser efetivada. A partir desses pressupostos, a presente pesquisa aborda as significações sobre a surdez no discurso oficial da lei 13.146/2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, além de analisar as implicações da cultura surda na constituição da lei e pesquisar as características da educação bilíngue no discurso oficial. Para a análise do corpus, composto pelos artigos 1º, 2º, 3º, 5º, 8º, 27 e 28 da lei 13.146/2015, priorizei a fundamentação teórica da Análise de Discurso em interface com os Estudos Surdos. Os pressupostos da Análise de Discurso contribuíram para a percepção dos aspectos ideológicos presentes nas construções discursivas sobre os surdos, enquanto os Estudos Surdos evidenciaram a relevância de ponderar sobre os aspectos discursivos, de relações de poder, políticos e de identidades. Esses referenciais possibilitaram a compreensão de que os enunciados são marcados por ideologias e de que os significados sobre a surdez não estão apenas no que é dito, mas também no que é silenciado ou no que é dito de outra forma. Os resultados obtidos indicam que na lei 13.146/2015 há a representação social das pessoas com deficiência como se todas partilhassem a mesma identidade e que o sujeito surdo é marcado pela concepção de homogeneização das deficiências. Ademais, nota-se a presença de dois artefatos culturais dos surdos na constituição da lei, a saber: a língua de sinais e a educação bilíngue. Contudo, em outros momentos o documento traz o efeito de sentido da surdez como patologia, como deficiência - e não como diferença - e a língua de sinais é equiparada aos recursos de tecnologia assistiva. Tendo em vista que a educação bilíngue está para além dos fatores linguísticos, incluindo questões políticas e culturais, é possível considerar o emprego do termo bilinguajamento, conforme proposto por Mignolo (2013), como adjetivação para os sujeitos surdos, para a educação, para a escola e para as classes com discentes surdos.
Abstract: Official documents published since 2000 to ensure the rights of persons with disabilities, among them the deaf ones, bring aspects related to their education, work, communication, and others. The needing of these documents indicates that the inclusion of deaf persons is still a subject that needs regulations so that reinforced. Based on these assumptions, this research deals with the meanings about deafness in the Official Law Statute nº 13.146/2015, beyond analyses their disabilities and implications of their culture in the Law Constitution and research the characteristics of bilingual education in official discourse. For the analysis of the corpus, composed by the articles 1º, 2º, 3º, 5th, 8th, 27th and 28th of the Law above mentioned prioritized the theoretical rationale analysis discourse about the interface of deaf persons studies. The assumptions of the analysis contributed to the perception of the ideological aspects presented in the discursive constructions of deaf ones while high lightening the relevance of the discursive aspects of powering relations, politics and identities. These understanding statements marked the ideologies that deafness are not only on what is said, but on also what is silenced or said otherwise. The results indicate that in the Official Law Statute nº 13.146/2015 people with disabilities share the same identity and conception of homogenization of deficiencies besides the presence of two cultural artifacts of the deaf in the constitution of the law, named Signals Language and Bilingual Education. However, at other times, the document has the sense effect of deafness as a pathology or disability - and not as a difference - and Signal Language equated with Assistive Technology. Given that bilingual education is beyond the Linguistic, including political and cultural issues, it is possible to consider the use of the term Bilingualism, as proposed by Mignolo (2013), as an adjective for the deaf subjects, education, school, and deaf student’s classes.
Palavras-chave: Análise do discurso
Discourse analysis
Surdez
Deafness
Linguagem de sinais
Sign language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: MORAES, Fabiane Ferreira da Silva. Representações da surdez no discurso oficial: uma análise a partir da lei 13.146/2015. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1213
Data do documento: 15-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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