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Tipo: Dissertação
Título: Os Discursos dos professores aposentados e ativos sobre o livro didático de geografia: função, critérios de escolha e avaliação
Autor(es): Ferrari, Bárbara Regina
Primeiro Orientador: Mondardo, Marcos Leandro
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Douglas
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Claudio Benito Oliveira
Resumo: Esta dissertação apresenta como foco central de estudo as análises dos discursos dos professores de geografia aposentados e ativos do município de Dourados/Mato Grosso do Sul sobre alguns livros didáticos de geografia. Selecionamos doze professores de geografia dentre eles, seis professores aposentados e seis professores ativos. Inicialmente situamos quem são esses professores, suas trajetórias (pessoal e profissional) e suas influências ao longo da sua formação acadêmica. Como objetivo central buscamos comparar os discursos dos professores aposentados e ativos sobre o livro didático de geografia ao longo de sua prática docente, colocando em evidência suas perspectivas sobre esse material. A partir de um levantamento bibliográfico e de entrevistas realizadas com os professores aposentados e ativos entre 2015 e 2016 comparamos e analisamos suas percepções. Identificamos os discursos quanto ao papel do livro didático nas aulas de geografia, sendo essencial para o processo de ensino-aprendizagem. Destacam-se também alguns desafios diante das tecnologias de informação e comunicação, principalmente com sua expansão a partir do século XXI, gerando uma situação de tensão entre o material impresso (livro didático) e os recursos digitais e audiovisuais, bem como a internet. Outro discurso está relacionado aos critérios de escolha dos livros didáticos pelos professores de geografia. Apresentam como critérios: as imagens, a contextualidade das informações, a linguagem (compreensível aos alunos) e, sobretudo, a sua aproximação com o referencial curricular. Abordamos também como o mercado editorial influencia nessa escolha, ao promover eventos e coquetéis para seduzir os professores. Por fim, apresentamos as perspectivas dos professores sobre cada livro destacado, sendo eles: coleção Geografia de Melhem Adas; coleção Geografia Crítica de José W. Vesentini e Vânia Vlach e a coleção Projeto Araribá Geografia. Alguns professores aposentados apontam as mudanças percebidas quanto ao conteúdo, destacando a melhora com a disponibilidade de mais recursos, como a internet, a lousa digital, o projetor e as tecnologias de comunicação e informação. Alguns professores ativos, por outro lado, demonstram a dificuldade em se trabalhar com esses recursos audiovisuais, destacando que o livro deve se fazer presente tanto para o aluno, quanto como instrumento que sistematiza o conteúdo. Percebemos ora semelhanças e ora diferenças entre os discursos dos professores aposentados e ativos, em que ao analisar os livros didáticos, compartilham sua vivência e experiências particulares que interferem na prática escolar.
Abstract: The dissertation presents as central focus: The analyzes of the discourses of retired and active geography teachers of the municipality of Dourados / Mato Grosso do Sul about some geography textbooks. We selected twelve geography teachers from among them, six retired teachers and six active teachers. We initially locate who these teachers are, their trajectories (personal and professional) and their influences throughout their academic training. As a central objective, we sought to compare the discourses of retired and active teachers on the geography textbook throughout their teaching practice, highlighting their perspectives on this material. From a bibliographical survey and interviews with retired and active teachers between 2015 and 2016, we compare and analyze their perceptions. We identified the discourses regarding the role of didactic books in geography classes, being essential for the teaching-learning process. There are also some challenges to information and communication technologies, especially with its expansion from the 21st century onwards, creating tension between printed material (textbook) and digital and audiovisual resources, as well as the internet. Another discourse is related to the criteria of choice of didactic book by the teachers of geography. They present as criteria: the images, the contextuality of the information, the language (comprehensible to the students) and, above all, its approximation with the curricular referential. We also discuss how the publishing market influences this choice by promoting events and cocktails to seduce teachers. Finally, we present the perspectives of the teachers about each outstanding book, being: collection Geography of Melhem Adas; Critical Geography collection by José W. Vesentini and Vânia Vlach and the Araribá Geography Project collection. Some retired teachers point out the perceived changes in content, highlighting the improvement with the availability of more resources, such as the internet, the digital whiteboard, the projector and the communication and information technologies. Some active teachers, on the other hand, demonstrate the difficulty in working with these audiovisual resources, noting that the book should be present both for the student and as an instrument that systematizes content. We perceive sometimes similarities and sometimes differences between the discourses of retired and active teachers, in which, when analyzing didactic book, they share their experiences and particular experiences that interfere with school practice.
Palavras-chave: Livro didático
Textbooks
Geografia - ensino e aprendizagem
Geography - Study and teaching
Tecnologia educacional
Educational Technology
Professores aposentados
Retired teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: FERRARI, Bárbara Regina. Os Discursos dos professores aposentados e ativos sobre o livro didático de geografia: função, critérios de escolha e avaliação. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1237
Data do documento: 28-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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