Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1241
Tipo: Dissertação
Título: O Ensino de geografia nos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID)
Autor(es): Silva, Fernanda Ramos da
Primeiro Orientador: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee1: Abreu, Silvana de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Adriana Aparecida
Resumo: O objetivo central deste trabalho foi identificar como tem se caracterizado o ensino de Geografia no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A criação do PIBID em 2007 teve a intenção de fomentar a iniciação à docência com a finalidade de melhor qualificá-la, mediante projeto específico de trabalho e concessão de bolsas, abrangendo as diferentes áreas do conhecimento que fazem parte do currículo da educação básica. Para desenvolvermos a pesquisa, além da revisão bibliográfica, realizamos o levantamento, sistematização e análise dos trabalhos referentes ao PIBID publicados em Anais dos principais eventos nacionais de Geografia (Encontro Nacional de Geógrafos, Congresso Brasileiro de Geógrafos, Encontro Nacional de Ensino de Geografia (FALA PROFESSOR) e Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG) no período de 2011 a 2015. A partir dos trabalhos analisados, identificamos a interação entre os pibidianos e os professores supervisores das escolas que juntos propõem ações para refletir sobre atividades para que possam se tornar mais atrativas e descontraídas para os alunos da escola, para que assim, o ensino de Geografia não permaneça apenas como transmissão de conteúdos.Identificamos, também, que relatos gerais, recursos didáticos e metodologias foram os temas/questões que estiveram mais presentes nos trabalhos do PIBID publicados. Percebemos que a ideia principal de grande parte dos trabalhos é agregar conhecimento didático para os bolsistas e para os professores das escolas municipais e estaduais do ensino básico. Consideramos que o PIBID tem apresentado resultados satisfatórios e o programa deve permanecer nas universidades para continuar incentivando na formação dos futuros professores e levar conhecimento aos professores das escolas da rede básica.
Abstract: The main objective of this work was to identify how Geography teaching has been characterized in the scope of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID). The creation of PIBID in 2007 was intended to foster the initiation of teaching in order to better qualify it, through a specific project of work and granting scholarships, covering the different areas of knowledge that are part of the basic education curriculum. In order to develop the research, in addition to the bibliographical review, we carried out the survey, systematization and analysis of the works related to PIBID published in Annals of the main national events of Geography (National Meeting of Geographers, Brazilian Congress of Geographers, National Meeting of Geography Teaching PROFESSOR) and National Meeting of Geography Teaching Practice (ENPEG) from 2011 to 2015. From the analyzed works, we identify the interaction between the pibidianos and the supervising teachers of the schools that together propose actions to reflect on activities so that they can become more attractive and relaxed for the students of the school, so that the teaching of Geography does not Remain only as content transmission. We also identified that general reports, didactic resources and methodologies were the themes / issues that were most present in the published PIBID work. We realized that the main idea of a great part of the work is to add didactic knowledge to the scholarship holders and to the teachers of the municipal and state schools of basic education. We believe that the PIBID has presented satisfactory results and the program must remain in the universities to continue encouraging in the training of the future teachers and to bring knowledge to the teachers of the schools of the basic network.
Palavras-chave: Geografia - ensino e aprendizagem
Geography - Study and teaching
Políticas públicas - educação
Public Policy - Education
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: SILVA, Fernanda Ramos da. O Ensino de geografia nos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID). 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1241
Data do documento: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaRamosdaSilva.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.