Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1251
Tipo: Dissertação
Título: A Especificidade capitalista brasileira capitalismo dependente, interrupção das revoluções e contrarrevolução burguesa em Florestan Fernandes
Autor(es): Pieretti, Eduardo Reis
Primeiro Orientador: Guillén Carías, Maria Gabriela
metadata.dc.contributor.referee1: Lucas, Marcilio Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Adoue, Silvia Beatriz
Resumo: Apresentamos aqui uma abordagem de uma problemática de destaque na obra de Florestan Fernandes: sua compreensão sobre o capitalismo brasileiro e o conceito de capitalismo dependente que desenvolveu para que ele construísse uma explicação das determinações estruturais e dinâmicas desta formação capitalista periférica de origem colonial. Recorremos a seus escritos para rastrear e avaliar a construção do conceito de capitalismo dependente e de suas determinações. Buscamos interpretar de que modo a imbricação entre capitalismo dependente, a interrupção das revoluções e a contrarrevolução burguesa ocorre na interpretação de Florestan Fernandes do desenvolvimento capitalista brasileiro. Por seu turno, partimos do resgate e da avaliação em tela para delinearmos uma reflexão sobre as determinações que incidem sobre o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. A investigação em tela foi formulada em torno da hipótese segundo a qual ocorre uma imbricação entre capitalismo dependente, “interrupção das revoluções” e contrarrevolução burguesa de caráter permanente e que essa imbricação se dá no plano da teorização florestaniana e no plano concreto do capitalismo dependente no Brasil. Desse modo, exploramos a ideia de atualidade das teses de Florestan Fernandes sobre o capitalismo brasileiro.
Abstract: Presentamos aquí una abordaje de una problemática destacada en la obra de Florestan Fernandes: su comprensión sobre el capitalismo brasileño y el concepto de capitalismo dependiente que desarrolló para que él construyera una explicación de las determinaciones estructurales y dinámicas de esta formación capitalista periférica de origen colonial. Hemos recurrido a sus escritos para rastrear y evaluar la construcción del concepto de capitalismo dependiente y de sus determinaciones. Buscamos interpretar de qué modo la imbricación entre capitalismo dependiente, la interrupción de las revoluciones y la contrarrevolución burguesa ocurre en la interpretación de Florestan Fernandes del desarrollo capitalista brasileño. A su vez, partimos del rescate y de la evaluación en pantalla para delinear una reflexión sobre las determinaciones que inciden sobre el desarrollo del capitalismo en Brasil. La investigación en tela fue formulada en torno a la hipótesis según la cual ocurre una imbricación entre capitalismo dependiente, "interrupción de las revoluciones" y contrarrevolução burguesa de caráter permanente y que esa imbricación queda en el plano de la teorización florestaniana y en el plano concreto del capitalismo dependiente en Brasil. De ese modo, exploramos la idea de actualidad de las tesis de Florestan Fernandes sobre el capitalismo brasileño.
Palavras-chave: Fernandes, Florestan, 1920-1995
Capitalismo
Capitalism
Capitalismo dependente
Revolução
Revolutions
Contrarevolução
Counterrevolution
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: PIERETTI, Eduardo Reis. A Especificidade capitalista brasileira capitalismo dependente, interrupção das revoluções e contrarrevolução burguesa em Florestan Fernandes. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1251
Data do documento: 25-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EduardoReisPieretti.pdf10,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.