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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1288
Tipo: | Tese |
Título: | Política de indução ao transporte aéreo regional, desenvolvimento e integração em Mato Grosso do Sul |
Autor(es): | Novaes, Amilton Luiz |
Primeiro Orientador: | Souza, Adáuto de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lamoso, Lisandra Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Ana Paula Camilo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gallo, Fabrício |
metadata.dc.contributor.referee4: | Fernandes, Roberto Mauro da Silva |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo precípuo analisar os aspectos do Programa do Governo Federal para o transporte aéreo regional em Mato Grosso do Sul, o Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). Realizamos um diagnóstico comparativo das características apresentadas no PROFAA do Governo Dilma Rousseff (denominado de “PROFAA 2012-2016”) e a proposta do Governo Michel Temer (“PROFAA 2016 pós-corte”), buscando compreender o processo de inserção do Estado de Mato Grosso do Sul no mencionado programa de indução ao transporte aéreo regional, por meio dos municípios contemplados. O trabalho de campo foi realizado nas cidades selecionadas no “PROFAA 2012-2016”, a saber: Bonito, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Destacamos que no “PROFAA 2016 pós-corte” permaneceu apenas Dourados. O PROFAA, em seu lançamento, se apresentava com o objetivo de favorecer o desenvolvimento nacional e democratizar o transporte. Adicionalmente, o referido Programa, em nosso entendimento, foi a mais significativa ação governamental para essa modalidade de transporte no país, a aviação regional. Com o diagnóstico ficou constatado que eram bastante substanciais a presença e os investimentos previstos na primeira proposta. Evidenciamos, ainda, a preocupação com a infraestrutura aeroportuária e seus impactos no desenvolvimento econômico e social, e na integração regional, sendo eles muito relevantes nas “comunidades” mais “isoladas” do país. Apontamos que o transporte aéreo regional ainda se encontra regionalizado, ou seja, a aviação é também regional, porém, numa lógica reticular, de regiões em redes e não mais regiões que sejam contíguas, num espaço contínuo. Por fim, concluímos que, a proposta inicial era avançar, induzir, e/ou desenvolver a aviação regional, de forma a propiciar a integração e o desenvolvimento regionais, porém, o “PROFAA 2016 pós-corte” não permitirá, não alcançando tal propósito. Dessa forma, constatamos que seria possível, e é pertinente que se façam, ações governamentais, tal como o Programa Federal de indução ao transporte aéreo regional, para alavancar o desenvolvimento e a integração regionais, tendo sido um equívoco abandonar ou interromper o Programa analisado. |
Abstract: | The main objective of this work is to analyze aspects of the Federal Government Program for regional air transportation in Mato Grosso do Sul, the Federal Program of Aid for Airports (PROFAA). We performed a comparative diagnosis of the characteristics presented in the PROFAA of the Dilma Rousseff Government (called "PROFAA 2012-2016") and the Michel Temer Government proposal ("PROFAA 2016 post-cut"), seeking to understand the process of insertion of the State of Mato Grosso do Sul in the mentioned program of induction for regional air transportation, through the counties contemplated. Fieldwork was carried out in the cities selected in the "PROFAA 2012-2016", namely: Bonito, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina and Três Lagoas. We emphasize that in "PROFAA 2016 post-cut" remained only Dourados. The PROFAA, at its launch, was presented with the objective of favoring national development and democratizing transportation. In addition, said Program, in our opinion, was the most significant governmental action for this modality of transportation in the country, regional aviation. The diagnosis showed that the presence and investments foreseen in the first proposal were very substantial. We also highlight the concern with airport infrastructure and its impacts on economic and social development, and regional integration, they being very relevant in the most "isolated" communities of the country. We point out that regional air transport is still regionalized, in other words, aviation is also regional, but in a reticular logic, of regions in networks and no more regions that are contiguous, in a continuous space. Finally, we conclude that the initial proposal was to advance, induce, and / or develop regional aviation in order to foster regional integration and development, but "post-cut PROFAA 2016" will not allow, it will not achieve this purpose. In this way, we find that it would be possible, and it is pertinent to do, governmental actions, such as the program of induction for regional air transportation, to leverage regional development and integration, having been a mistake to abandon or interrupt this Program. |
Palavras-chave: | Transporte aéreo Airlift Desenvolvimento regional Community development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citação: | NOVAES, Amilton Luiz. Política de indução ao transporte aéreo regional, desenvolvimento e integração em Mato Grosso do Sul. 2019. 565 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1288 |
Data do documento: | 14-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Geografia |
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