Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1298
Tipo: Dissertação
Título: Uma abordagem para o ensino de dispositivos LED no ensino médio
Título(s) alternativo(s): An Approach for teaching LED devices in high school
Autor(es): Alves, Adriélli Machado
Primeiro Orientador: Botero, Eriton Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee1: Zabotto, Fabio Luis
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Adão Antonio da
Resumo: A Física Moderna e Contemporânea pode ser abordada no Ensino Médio, como sugerem inúmeras pesquisas feitas a esse respeito, desde que seus tópicos sejam contextualizados com o cotidiano dos alunos. Levando em conta essa perspectiva foi elaborado um produto educacional que se caracteriza como uma Sequência Didática para trabalhar conteúdos de Física Moderna no Ensino através da abordagem do funcionamento do dispositivo diodo emissor de luz (LED). Essa sequência foi dividida em dez momentos onde o professor pode usar de diferentes abordagens como aulas expositivas, simulação computacional e experimento de demonstração com caráter investigativo. O produto educacional foi aplicado em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Álvaro Martins dos Santos, localizada no município de Laguna Carapã – MS. Participaram das aulas 19 alunos. No primeiro momento buscou-se identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos a serem abordados. No segundo momento foi abordado teoricamente o conceito de ondas. O terceiro momento se caracteriza pela apresentação da simulação computacional e a atividade que a segue. O quarto e o quinto momento foi onde ocorreu a abordagem teórica dos conceitos de radiação eletromagnética, radiações ionizantes e não ionizantes, o LED, o modelo atômico de Bohr, bandas de energia e dopagem de semicondutores. No sexto momento foi realizado o experimento de demonstração com caráter investigativo. O sétimo e oitavo momento foram caracterizados pela abordagem das características elétricas, as cores e as aplicações do LED. No nono e décimo momento ocorreram, respectivamente, a aplicação do segundo questionário para verificação dos conceitos adquiridos e a produção do relato escrito. Os recursos usados para a coleta de dados foram questionários, um diagnóstico e um ao final da apresentação das aulas, atividade relacionada a simulação computacional, relato escrito relacionado ao experimento de demonstração com caráter investigativo, relato escrito final e gravação em áudio das aulas. Durante as atividades foi proporcionado aos alunos participação ativa através de discussões dos conceitos envolvidos, levantamento de hipóteses e argumentação dos fatos. A Sequência Didática proposta mostrou-se aplicável a alunos do Ensino Médio e analisando os resultados obtidos através dos instrumentos de coleta de dados pode-se concluir que a mesma contribuiu de forma positiva para o aprendizado de novos conceitos de Física, relacionados à Física Moderna.
Abstract: Modern and Contemporary Physics can be approached in High School, as suggested by numerous researches in this respect, as long as its topics are contextualized with the daily life of the students. Taking into account this perspective was developed an educational product that is characterized as a Didactic Sequence to work Modern Physics contents in Teaching through the approach of the operation of the device LED (light emitting diode). This sequence was divided into ten moments where the teacher can use different approaches such as lectures, computer simulation and demonstration experiment with investigative character. The educational product was applied in a third year high school class of Álvaro Martins dos Santos State School, located in the municipality of Laguna Carapã - MS. 19 students participated in the class. At the first moment, we tried to identify the students' previous knowledge about the concepts to be approached. In the second moment the concept of waves was approached theoretically. The third moment is characterized by the presentation of the computational simulation and the activity that follows it. The fourth and fifth moments were the theoretical approach of the concepts of electromagnetic radiation, ionizing and non-ionizing radiation, LED, Bohr's atomic model, energy bands and semiconductor doping. At the sixth moment the demonstration experiment was carried out with an investigative character. The seventh and eighth times were characterized by the approach of electrical characteristics, colors and LED applications. In the ninth and tenth moments, respectively, the application of the second questionnaire to verify the acquired concepts and the production of the written report occurred. The resources used for the data collection were questionnaires, a diagnosis and one at the end of the presentation of the classes, activity related to computer simulation, written report related to the demonstration experiment with investigative character, final written report and audio recording of the classes. During the activities the students were given active participation through discussions of the concepts involved, hypothesis collection and argumentation of the facts. The proposed Didactic Sequence was applicable to high school students and analyzing the results obtained through the data collection instruments, it can be concluded that it contributed positively to the learning of new concepts of Physics related to Modern Physics.
Palavras-chave: Sequência didática
Didactic sequences
Física - ensino e aprendizagem
Physics - Study and teaching
Iluminação LED
LED lighting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Ensino de Física
Citação: ALVES, Adriélli Machado. Uma abordagem para o ensino de dispositivos LED no ensino médio. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1298
Data do documento: 3-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrielliMachadoAlves.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AdrielliMachadoAlves (ProdutoEducacional).pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.