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Tipo: Dissertação
Título: A Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968-1984): um estudo sobre a educação física escolar durante a Ditadura Militar
Autor(es): Araújo, Silvano Ferreira de
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Honorato, Tony
metadata.dc.contributor.referee2: Brazil, Maria do Carmo
metadata.dc.contributor.referee3: Gebara, Ademir
Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar como a Educação Física Escolar foi representada por editores e autores de artigos da Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (RBEFD) durante os anos de 1968 a 1984. O recorte temporal entre 1968 a 1984 refere-se ao início e término da publicação e circulação da RBEFD. A utilização dos impressos pedagógicos, como é o caso da RBEFD, com um direcionamento de caráter pedagógico, tem acentuado interesse dos pesquisadores, pois, expõe, por exemplo, várias características do modo como ocorreram os processos educativos e a difusão de ideologias, o que acaba tendo um valor significativo para a História da Educação, permitindo ao historiador a análise do discurso que circulou para os professores de Educação Física em relação ao ensino dessa disciplina. A pesquisa tem como referência o pensamento de Chartier (2002), sobretudo, com base no seu conceito de representações. A análise apoia-se ainda, no campo da história do currículo e da história das disciplinas escolares, tendo como referências Goodson (1995; 1997; 2007) e Chervel (1990). A investigação é de caráter documental, pois têm como fonte de estudo as 53 edições da RBEFD que circularam no período mencionado, o que permite compreender a trajetória que a Educação Física teve no Brasil para se legitimar como disciplina escolar. Ao recorrer à análise da RBEFD, é possível identificar nos editoriais e artigos, conteúdos que foram utilizados como um dispositivo para difundir o ideário político do período, permitindo, ainda, constatar que esse discurso privilegiava as práticas esportivas em detrimento a outros fatores educacionais e sociais que podem ser favorecidos pela Educação Física. Desse modo, evidencia-se que os discursos referentes à Educação Física Escolar que circularam na RBEFD contribuíram para ampliar a compreensão da vida escolar e das práticas pedagógicas durante a Ditadura Militar no Brasil.
Abstract: This thesis aims to analyze how the Physical Education was represented by editors and authors of articles of the Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (RBEFD) during the years 1968 to 1984. The period between 1968-1984 refers to the beginning and ending of the publication and circulation of RBEFD. The use of educational forms, such is the case of the RBEFD, with a pedagogical steering, has heightened interest of researchers, therefore, exposes, for example, various features of how occurred the educational processes and the dissemination of ideologies, which end up having a significant value for the History of Education, allowing the historian the analysis of the discourse that circulated to the teachers of Physical Education in respect to the teaching of this discipline. The research has as reference the thought of Chartier (2002), above all, based on his concept of representations. The analysis relies also in the field of the history of the curriculum and the history of school subjects, having as references Goodson (1995; 1997; 2007) and Chervel (1990). The research is of documentary character, because it has as source of study the 53 editions of RBEFD that circulated in the mentioned period, which allows understanding the course that Physical Education had in Brazil to legitimize itself as school discipline. By falling back upon the analysis of RBEFD, it's possible to identify in the editorials and articles, contents that have been used as a device to spread political ideas of the period, allowing, also, to find out that this discourse privileged sports practices into detriment of other educational and social factors that can be favored by Physical Education. Thus, it is evident that the discourses related to Scholar Physical Education that circulated in RBEFD contributed to broaden the understanding of the school life and of the pedagogical practices during the Military Dictatorship in Brazil.
Palavras-chave: Educação - Mídia impressa
Printed materials
Educação física
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Silvano Ferreira de. A Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968-1984): um estudo sobre a educação física escolar durante a Ditadura Militar. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1347
Data do documento: 13-Mai-2016
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