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Tipo: Dissertação
Título: A Produção do gênero acadêmico abstract: da estratégia de correção à reescrita
Título(s) alternativo(s): Production of the academic genre abstract: rewrite the correct strategy
Autor(es): Silva, Cintia Paula Santos da
Primeiro Orientador: Conceição, Rute Izabel Simões
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Biasotto, Milenne
Resumo: Inúmeras práticas de produção textual evidenciam-se no meio acadêmico, a partir de gêneros discursivos variados. Diante desse quadro, o letramento acadêmico é uma temática para a qual a universidade deve voltar sua atenção, com o objetivo de promover e desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos alunos. O abstract é um dos gêneros presentes nesse contexto, caracterizando-se como uma produção que exige do aluno determinadas habilidades que precisam ser desenvolvidas para se atingir um texto de qualidade. Este trabalho teve por objetivo analisar a escrita e as reescritas de abstracts. Observando se, nesse processo, os sujeitos acrescentaram às suas produções escritas, progressivamente, as qualidades discursivas propostas por Guedes (2009): unidade temática, questionamento, objetividade e concretude. A geração de dados ocorreu durante uma pesquisa-ação com o intuito de promover o letramento acadêmico de sujeitos participantes de um Curso de Língua Inglesa Instrumental, oferecido à comunidade douradense pelo projeto de extensão Centro de Línguas, da Universidade Federal da Grande Dourados. O corpus deste trabalho é composto por textos de doze sujeitos que tiveram as escritas e reescritas de seus abstracts analisadas comparativamente no que se refere à estrutura formal do gênero e às qualidades discursivas. A intervenção didática para o ensino desse gênero fundamentou-se na concepção dialógica de linguagem com foco no desenvolvimento da discursividade na escrita. A análise apoiou-se na perspectiva interpretativista. Os resultados preliminares apontam para a ausência das qualidades discursivas mencionadas na 1ª versão e a presença efetiva das qualidades e das características relativamente estáveis do gênero na última versão reescrita, o que indica a possibilidade de a metodologia ser eficaz para o letramento dos sujeitos, não apenas no gênero abstract, mas também em outros.
Abstract: Several text production practices are evident in academic life, and materializes itself in a diversity of discursive genres. Given this situation, academic literacy is a topic that university must give special attention to promote and develop the students reading and writing abilities. Scientific abstract is a common and important academic genre that plays a significant role in disseminating new knowledge within scientific communities, in this context, being characterized as a production where essential skills and abilities are required and need to be developed to achieve a text quality. This paper aims to verify how students construct their abstracts through written and rewritten, observing whether, in this process, they added to their written productions, progressively, the discursive qualities proposed by Guedes (2009), namely: thematic unity, questioning, objectivity and concreteness. An action research was carried out, and data were collected in an English for specific purposes course, which aimed to promote academic literacy among non-native speakers of English. The course was offered for local community by the extension project “Centro de Línguas” which took place in the Universidade Federal da Grande Dourados, located in the city of Dourados, Mato Grosso do Sul state – Brazil. The corpus of this work is composed for twelve students’ texts that had their written and rewritten abstracts comparatively analyzed especially regarding formal structure of the genre and discursive qualities. A didactic intervention for teaching the genre abstract was carried out grounded on the view of dialogical notion of language focusing on the development of discursivity on writing. The analysis was based on interpretative perspective. Preliminary results suggest the lack of discursive qualities aforementioned on the first written version and, on the other hand, the effective presence of discursive qualities and the relatively stable features of the genre in the latest version rewritten by the students. This indicates that the methodology can be effective to improve the literacy learning of students, not only in writing abstract genres, but also in other genres.
Palavras-chave: Abstracting
Escrita discursiva
Discursive productions
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: SILVA, Cintia Paula Santos da. A Produção do gênero acadêmico abstract: da estratégia de correção à reescrita. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1398
Data do documento: 27-Jun-2016
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