Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1404
Tipo: Dissertação
Título: Representação de avós mediadores de leitura em obras de literatura infantil no PNBE
Autor(es): Franciscati, Jéssica de Barros
Primeiro Orientador: Fernandes, Célia Regina Delácio
metadata.dc.contributor.referee1: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Bungart Neto, Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Suttana, Renato Nésio
Resumo: Esta pesquisa busca estudar a representação da relação entre avós e netos em algumas obras literárias que compõem o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, nas edições de 2011 a 2013, destinadas para o Ensino Fundamental, investigando como os personagens idosos/avós têm exercido o papel de mediadores de leitura em relação aos seus netos, e ainda, elucidar como acontece esta partilha entre velhos e crianças. Para tanto, o corpus é composto por quatro obras literárias infantis constantes nos acervos do PNBE: De carta em carta de Ana Maria Machado (2010); Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato (2010); e Por Parte de Pai de Bartolomeu Campos Queirós (2011). Essas obras serão analisadas com o objetivo de identificar como são representadas as relações estabelecidas entre avós e netos, qual a importância desses idosos na formação dessas crianças enquanto leitoras e se essa mediação acontece de modo eficiente nas narrativas. Além das análises das obras supracitadas, objetiva-se discutir caminhos possíveis para a formação do leitor literário, bem como a relevância da Literatura Infantil e de programas como o PNBE. Nessa trajetória, este estudo fundamenta-se em teóricos relacionados aos temas abordados, tais como: Antonio Candido (1971; 2004), Antoine Campagnon (2010), Célia Regina Delácio Fernandes (1988; 2007; 2010; 2013), Ecléa Bosi (1987), Laura Sandroni (2011), Márcia Cabral da Silva (2010), Paul Ricouer (1987), Paulo Salles de Oliveira (1999), Walter Benjamin (1983; 1987), entre outros. Com isso, espera-se contribuir para a propagação da leitura literária e do PNBE; para formação de leitores literários e para as discussões referentes à velhice e à infância no que tangem sua importância social e necessidade de representação literária, uma vez que publicações com essa temática são escassas na área.
Abstract: This research aims to study the representation of the relationship between grandparents and grandchildren in some literary works that make up the collection of the National Program of School Library - PNBE in the 2011-2013 editions, designed for elementary school, investigating how older characters / grandparents have played the role of reading mediators in relation to their grandchildren, and further elucidate how happens this sharing between old and young. Thus, the initial corpus consists of four constant children's literary works in PNBE collections: In letter by letter of Ana Maria Machado (2010); Romps of little nose in Monteiro Lobato (2010); For part of father in Bartolomeu Campos Queirós (2011). These works will be analyzed in order to identify how they are represented the relations between grandparents and grandchildren, what is the importance of the elderly in the formation of these children as readers and this mediation occurs efficiently in the narratives. In addition to the analysis of the above works, the objective is to discuss possible ways for the formation of the literary reader, as well as the importance of Children's Literature and programs like PNBE. Along the way, this study based on theoretical related to themes such as: Antonio Candido (1971; 2004), Antoine Campagnon (2010), Celia Regina Delácio Fernandes (1988; 2007; 2010; 2013), Ecléa Bosi (1987) Laura Sandroni (2011), Marcia Cabral da Silva (2010), Paul Ricoeur (1987), Paul Salles de Oliveira (1999), Walter Benjamin (1983, 1987), among others. With this, we hope to contribute to the spread of literary reading and PNBE; for training of literary readers and discussions relating to old age and childhood in that concern their social importance and necessity of literary representation, since publications on this topic are scarce in the area.
Palavras-chave: Leitura - hábito
Reading interests
Infância
Childhood
Idosos
Older people
Programa Nacional Biblioteca da Escola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: FRANCISCATI, Jéssica de Barros. Representação de avós mediadores de leitura em obras de literatura infantil no PNBE. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1404
Data do documento: 23-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JessicadeBarrosFranciscati.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.