Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1407
Tipo: | Dissertação |
Título: | Representações de escrita e leitura no acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE/2013 |
Autor(es): | Lima, Marcos Falco de |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Célia Regina Delácio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, João Carlos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Paulo Custódio de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Dantas, Gregório Foganholi |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo estudar as representações de leitura e escrita encontradas em obras selecionadas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE/2013, que fazem parte do acervo destinado para a segunda etapa do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O foco central da pesquisa visa, por meio do gênero narrativo (romance), analisar obras que apresentam personagens construídos dentro de um contexto que envolva a leitura e a escrita. Assim, considerando que o respectivo acervo compõe um conjunto de 180 obras, foi feito um recorte contemplando cinco romances: 1 – Um sonho no caroço do abacate de Moacir Scliar (2010); 2 – Lampião na cabeça de Luciana Sandroni (2010); 3 – A Distância das coisas de Flávio Carneiro (2012); 4 - Paisagem de Lygia Bojunga ( 2013) e 5 – Diário de Biloca de Edson Gabriel Garcia (2003). A análise dessas obras irá propor uma reflexão sobre a vida dos personagens leitores e escritores, tendo a leitura e a escrita como instrumento de formação da consciência crítica do sujeito-leitor na sociedade contemporânea. Para tanto, serão utilizadas contribuições de teóricos da área de literatura (LAJOLO, 2000, 2001; CANDIDO, 1998, 2004, RICOUER, 1994. LUKÁCS, 2.000 e COUTINHO, 2003), das políticas públicas de leitura (FERNANDES, 2007, 2011; ZILBERMAN, 2005) bem como a importante produção existente sobre a história da leitura e o ensino da literatura no Brasil (COSSON, 2006; LAJOLO, 1993, 2000; ZILBERMAN, 2005; LAJOLO, ZILBERMAN, 1986, 1998) entre outros. Enfim, ao percorrer essas trilhas, esta pesquisa pretende contribuir com os estudos em torno dos acervos do PNBE enquanto suporte pedagógico e instrumento de formação de leitores literários e de mediadores de leitura que trabalham com os acervos nas escolas públicas. |
Abstract: | This research has the objective of studying the representations of reading and writing present in works selected for the Library in the School National Program - ( Programa Nacional Biblioteca da Escola) PNBE/2013, which belong to the second cycle of Fundamental School ( EF- 6th to 9th grades). The central focus of this research aims, through the means of narrative genre ( novel), to analyse works which present characters within a context involving reading and writing. Threfore, considering that the set is co mposed by 180 works, a selection of five novels was done, contempalting the following works: 1. Um sonho no caroço de abacate, de Moacir Scliar (2010); 2 - Lampião na cabeça, de Luciana Sandroni (2010), 3 A Distância das coisas, de Flávio Carneiro (2012); 4 Paisagem, de Lygia Bojunga (2013) e 5 - Diário de Biloca, de Edson Gabriel Garcia (2003). The analysis of the works will posit a reflection about the characters who are readers and writers, considering the reading and writing an instrument of formation of the critical consciousnes of the reader-writer-subject in the contemporary society. In order to acheive this goal, this research is based on theoretical works belonging to the fields of Literatture (LAJOLO, 2001, CANDIDO, 1998, 2004, RICOUER, 1998 LUKÁCS, 2.000 e COUTINHO, 2003), of public policies on reading ( FERNANDES, 2007, 2011; ZILBERMANN, 2005) as well as important prodction concerning history of literature and about the teaching of literature in Brazil, (COSSON, 2006; LAJOLO, 1993, 2000; ZILBERMAN, 2005; LAJOLO, ZILBERMAN, 1998, 1986).As a result, this research intends to contribute to the studies concerning PNBE books both as a pedagogical support and as an instrument of formation of literary readers and reading mediators who work with PNBE books in public schools. |
Palavras-chave: | Mimesis na literatura Mimesis in literature Relação leitura e escrita Reading writing relationship Programa Nacional Biblioteca da Escola |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Letras |
Citação: | LIMA, Marcos Falco de. Representações de escrita e leitura no acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE/2013. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1407 |
Data do documento: | 28-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarcosFalcodeLima.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.