Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1412
Tipo: Dissertação
Título: Percursos da significação: um olhar sobre a identidade do aluno assentado do MST da região de Juti - MS
Autor(es): Souza, Terezinha Coelho de
Primeiro Orientador: Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
metadata.dc.contributor.referee1: Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui
metadata.dc.contributor.referee2: Marschner, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee3: Faisting, André Luiz
Resumo: Esta pesquisa procura mostrar como os estudantes de uma escola pública no município de Juti, Mato Grosso do Sul, se posicionam discursivamente em textos produzidos durante as aulas de Produção Interativa (disciplina implantada no Currículo da Educação Básica, no ano letivo de 2014/2015, visando trabalhar a produção e interpretação textual). O corpus do nosso trabalho é constituído de textos escritos por alunos assentados, moradores nos Assentamentos da Reforma Agrária e textos escritos por alunos não assentados, moradores na zona urbana. A pesquisa busca identificar aspectos peculiares em cada grupo e identificar marcas identitárias que denotem seus apagamentos e silenciamentos revelando possíveis disparidades entre os grupos pesquisados. A investigação contextualiza-se no histórico relativo à questão da terra no Brasil, perpassando pelo MS, até chegar à região do município de Juti. Para a análise, utilizamos como pressupostos teóricos os estudos da Análise do Discurso e dos Estudos culturais. O levantamento dos dados foi realizado in loco através da coleta e arquivamento dos textos e também por meio de registros de relatos e gravação de entrevistas que foram utilizadas para compor o histórico dos assentamentos pesquisados. É uma pesquisa etnográfica qualitativa na qual a pesquisadora participa diretamente da coleta de dados. Os caminhos percorridos demonstram que a identidade do aluno como assentando está fortemente marcada em seu discurso.
Abstract: Esta investigación procura mostrar como estudiantes de una escuela pública en la ciudad de Juti, en Mato Grosso do Sul, se posicionan discursivamente en textos producidos a lo largo de las clases de Producción Interactiva. El corpus se constituye de textos escritos por alumnos asentados, residentes en los asentamientos de la reforma agraria y también de los textos escritos por los residentes de la zona urbana de la ciudad de Juti. La investigación busca identificar marcas de identidad que revelen sus apagamientos, silenciamientos y posibles disparidades entre los grupos investigados. La investigación se contextualiza en el histórico relativo a la cuestión de tierra en Brasil, incluyendo el MS, hasta llegar a la región investigada, la ciudad de Juti. Para el análisis utilizamos como presupuestos teóricos los estudios del análisis del discurso y los estudios culturales. El levantamiento de los datos para componer el corpus del trabajo fue realizado en el lugar, a traves de colecta y archivamiento de los textos y también por medio de registros de relatos y grabación de entrevistas que fueron utilizadas para componer el histórico de los asentamientos investigados. Es una encuesta etnográfica cualitativa en que la investigadora participa directamente de la colecta de datos. Los caminos recorridos demostran que la identidad del alumno como asentado está fuertemente marcada en su discurso.
Palavras-chave: Estudantes
Students
Reforma agrária
Land reform
Assentamentos rurais
Rural settlement
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: SOUZA, Terezinha Coelho de. Percursos da significação: um olhar sobre a identidade do aluno assentado do MST da região de Juti - MS. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1412
Data do documento: 30-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TerezinhaCoelhodeSouza.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.