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Tipo: Dissertação
Título: Um Estudo do letramento informacional digital de universitários de letras
Autor(es): Magalhães, Vanessa Maciel Franco
Primeiro Orientador: Gonçalves, Adair Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Edilaine Buin
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Ruberval Franco
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Wagner Rodrigues
Resumo: Inserida no campo aplicado dos estudos da linguagem, esta pesquisa investiga o percurso da busca de informações na internet, realizada por estudantes universitários. Visando à formação docente, investigamos o letramento informacional digital de 10 acadêmicos do primeiro e 10 do quarto ano do curso de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), durante o ano de 2013, por meio do desenvolvimento de uma atividade experimental direcionada, para investigar as estratégias pessoais de busca de informações na internet. Importante destacar que esta pesquisa foi desenvolvida em trabalho paralelo com o grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com intuito de criar um mapa nacional do letramento informacional digital dos universitários de Letras. Neste trabalho, discutimos a própria metodologia de recuperação do processo de leitura e de registro de informações, que é o objetivo geral da pesquisa. Para a geração de dados, utilizamos o software Camtasia Studio, gravando voz e imagens dos participantes, de forma que pudéssemos acompanhar a direção do olhar dos leitores durante o processo de busca. Para a análise, utilizamos como referência teórico-metodológica o trabalho de Shankar, que apresenta o modelo de Ellis, composto de seis estágios: 1. Start; 2. Chaining; 3. Browsing; 4. Differentiating: 5. Monitoring: 6. Extracting. Diante dos resultados, constatamos que os acadêmicos não têm recebido formação específica de Letramento Informacional Digital (LID) durante o curso de graduação, e que as práticas de letramento são variadas. Constatamos ainda, que da amostra escolhida, os alunos do primeiro ano continuam reproduzindo práticas comuns no Ensino Fundamental e Médio (fontes de consultas), mas inovando na questão de práticas de letramento (várias fontes, extração secundária e uso de imagens); enquanto os alunos do quarto ano, as práticas de letramento digital parecem regredir com o passar do tempo no curso de formação inicial (uso de poucas imagens, extrações primárias e fontes de acesso com reconhecimento notório – “fontes mais seguras”). De forma geral, os estudantes fizeram usos de palavras-chave, frases-chaves e imagens para buscar informações. Acreditamos que esta investigação poderá auxiliar os docentes a aprimorar as metodologias de ensino, o que formaria alunos com práticas inovadoras frente às possibilidades de aquisição e ampliação de conhecimentos frente à rede mundial de computadores.
Abstract: In the field of Applied Language Studies, in this research we investigated the search path information on the Internet performed by undergraduate students. Aiming the improvement of teacher education and training we investigated the digital and information literacy study of 10 Universidade Federal da Grande Dourados undergratuate students from the first year and 10 from the fourth year, in 2013, through the development of an experimental activity directed to investigate the personal strategies for finding information on the Internet. It is important to emphasize that this research was developed in a parallel work with the University of Campinas (Unicamp) research group, aiming to create a national digital and information literacy map information of undergratuate language students. In this research, we discuss the methodology itself analysing the recovery methodology of the reading process and information record, which is the overall purpose of the study. to generate the data we used Camtasia Studio software, through voice and screen capturing of participants, this way we could follow the gaze direction of the readers during the search process. To perform this analysis we used Shankar et al. (2005) work as a theoretical and methodological framework, to present the six stage model 1. Start; 2. Chaining; 3. Browsing; 4. Differentiating: 5. Monitoring: 6. Extracting. The results from this study suggest that academics have not received specific digital and information literacy training, during the graduation course and that the literacy practices are varied.We also acknowledge that from the chosen sample, the first-year students reproduce common practice of primary and secondary education (sources of consultations), but innovating on the issue of literacy practices (different sources, secondary extraction and use of images) ; while between the fourth grade students, digital literacy practices seem to regress over time (Use of few images, primary sources extractions and access with notorious recognition - "safer sources"). In general, the students used keywords, keyphrases and images to search for information. We believe this research may help teachers to improve teaching methodologies, making it possible train students with innovative practices across the possibilities of acquisition and expansion of knowledge using the World Wide Web.
Palavras-chave: Internet
Letramento digital
Computer literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: MAGALHÃES, Vanessa Maciel Franco. Um Estudo do letramento informacional digital de universitários de letras. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1414
Data do documento: 1-Jun-2016
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