Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1416
Tipo: Dissertação
Título: Glicerina bruta em co-digestão anaeróbia e co-compostagem com dejetos de poedeiras
Autor(es): Fava, Aldo Felipe
Primeiro Orientador: Orrico, Ana Carolina Amorim
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Garcia, Rodrigo Garófallo
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar diferentes doses de glicerina bruta em co-compostagem com dejetos de poedeiras, sobre o processo de degradação dos resíduos. Adotaram-se delineamento inteiramente casualizado, sendo os tratamentos experimentais definidos pelos níveis de adição de glicerina bruta (0, 3, 6, 9 e 12% em relação a massa fresca enleirada) aos dejetos de poedeiras e constando de 6 repetições (leiras). Durante o período experimental (70 dias) foram acompanhadas as massas enleiradas, o pH, teores de sólidos totais (ST), sólidos voláteis (SV), carbono (C) e seu fracionamento, além dos números mais prováveis (NMP) de coliformes totais e termotolerantes e teores de N. As reduções dos NMP de coliformes totais e termotolerantes foram de 100% em todos os níveis de glicerina. As máximas reduções de ST e SV ocorreram com a inclusão de 5,7% de glicerina bruta, atingindo valores de 64,4 e 75,8%, respectivamente. A glicerina bruta foi eficiente na retenção de N durante a compostagem, sendo que as leiras sem glicerina apresentaram as maiores perdas durante o processo (32,1%). O máximo teor de N no composto ocorreu com a dose de 5,82% de glicerina bruta, alcançando a concentração de 4,72% de N, enquanto que no composto que não recebeu glicerina bruta este valor de 3,47% (36% inferior). As máximas reduções de C e da relação C:N ocorreram com a adição de 6,3 e 6,8% de glicerina bruta, atingindo 76,6 e 68,3%, respectivamente. A inclusão de 5,7% de glicerina bruta aos dejetos de poedeiras em co-compostagem eleva ao máximo as reduções de ST e SV e permite maior retenção de N.
Abstract: Not
Palavras-chave: Compostagem
Composting
Galinha poedeira
Layer chickens
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA::PRODUCAO ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Zootecnia
Citação: FAVA, Aldo Felipe. Glicerina bruta em co-digestão anaeróbia e co-compostagem com dejetos de poedeiras. 2016. 44 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1416
Data do documento: 4-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AldoFelipeFava.pdf552,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.