Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1431
Tipo: Dissertação
Título: O Ensino de geografia na educação escolar indígena: reflexões com base na Escola Municipal Indígena Ñandejara pólo em Caarapó (MS)
Autor(es): Silva, Danielli Manfré da
Primeiro Orientador: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Douglas
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Noemia dos Santos Pereira
Resumo: Esta pesquisa centra-se na reserva indígena Te‟ Ýikue localizada no município de Caarapó, Mato Grosso do Sul, demarcada em 1924, pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI) com 3.600 hectares e uma população de mais de 4.000 indígenas Kaiowá e Guarani. O presente estudo teve como objetivo analisar as características do ensino de Geografia na educação escolar indígena deste município visando identificar os limites e possibilidades da Geografia trabalhada em relação à educação intercultural. Segundo dados obtidos junto à Secretaria de Educação do município de Caarapó no ano de 2015, estiveram matriculados aproximadamente 1.741 alunos, das etnias Guarani Kaiowá e Guarani Ñandeva distribuídos na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e no EJA. Contudo, é oportuno ressaltar que a presente pesquisa concentrou-se apenas no Ensino Fundamental ofertado na Escola Municipal Ñandejara Pólo. Com base na revisão bibliográfica, realizamos a leitura e análise do projeto politico pedagógico da referida escola a fim de identificar seus principais objetivos e características em relação ao currículo e em relação à educação intercultural; também realizamos entrevistas semiestruturadas (com coordenadores e professores) e acompanhamos algumas aulas de Geografia no intuito de identificar em que medida a Geografia trabalhada tem contribuído para a efetivação da interculturalidade. De modo geral, identificamos que a escola desde de 1997 já vem buscando trabalhar numa perspectiva diferenciada, e isso tem se refletido nas práticas dos professores nas quais identificamos que apesar de se trabalhar ainda com conteúdos universais os professores de Geografia têm buscado construir mecanismos outros, apresentando assim, devires possíveis dessa disciplina auxiliar na construção de diálogos interculturais.
Abstract: This research focuses on the Indian reservation Te ' Ýikue in the city of Caarapó , Mato Grosso do Sul, demarcated in 1924 by the Indians Protection Service ( IPS ) with 3,600 hectares and a population of more than 4,000 indigenous Kaiowá and Guarani . This study was aimed to analyze the characteristics of geography‟s education in indigenous education of this city to identify the limits and possibilities of geography worked in relation to intercultural education. According to data obtained from the Caarapó‟s city Department of Education in 2015, there were enrolled approximately 1,741 students, from ethnics Guarani Kaiowa and Guarani Ñandeva distributed in kindergarten, elementary school , high school and adult education. However, it is important to emphasize that this research focused only on primary education offered at the school Ñandejara Municipal Polo. Based on the literature review, we read and analyzed the project political and pedagogical of that school in order to identify the main objectives and characteristics regarding the curriculum and in relation to intercultural education; we also conducted semi -structured interviews (with coordinators and teachers) and attended some geography lessons in order to identify in which extent geography worked has contributed to realize the interculturalism. Overall, we found that the school since 1997 is already seeking to work in a different perspective , and this has been reflected in the practices of teachers in which we found that although it work even with universal contents Geography teachers have sought to build other mechanisms , presenting that way, enabling that discipline to help build intercultural dialogue.
Palavras-chave: Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
Geografia - ensino e aprendizagem
Geography - Study and teaching
Relações culturais
Cultural relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: SILVA, Danielli Manfré da. O Ensino de geografia na educação escolar indígena: reflexões com base na Escola Municipal Indígena Ñandejara pólo em Caarapó (MS). 2016. 122 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1431
Data do documento: 13-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielliManfredaSilva.pdf3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.