Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Douglas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303571172034936pt_BR
dc.contributor.referee2Landa, Beatriz dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8837968624971224pt_BR
dc.creatorMeira, Francieli de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1730969561779187pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-07T17:28:04Z-
dc.date.available2019-08-07T17:28:04Z-
dc.date.issued2016-10-20-
dc.identifier.citationMEIRA, Francieli de Oliveira. O Ensino de geografia nas escolas indígenas de Nioaque/MS. 2016. 138 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1432-
dc.description.abstractThis dissertation presents as a central focus of study the teaching of Geography in the context of Indigenous School Education in Indigenous Land schools of Nioaque/MS. Based on the literature review, we discuss how the public policies has constituted the education in relation to the indigenous people in Brazil and Mato Grosso do Sul, seeking to problematize such policies and question their applicability in indigenous schools. We present a historic formation of the Indigenous Land in Nioaque and the inclusion of the school education. We highlighted that interculturalism is one of the main concepts addressed in the National Curriculum Benchmark and in the Indigenous Education projects launched in Brazil. Therefore, our main interest was to analyze to what extent the Geography teaching has contributed to the Intercultural School Education in Terena indigenous communities. The research was carried out through visits and data collection in two schools: The Indigenous Municipal School 31 de Março and its extensions and The Indigenous State High School Angelina Vicente. We performed an analysis of the pedagogical projects of both schools and interviews with the geography teachers, educational coordinators and school principals. We identified that the understanding of interculturalism is still incipient among people who are involved in the teaching-learning process in the surveyed schools. We also identified that some practices in Geography teaching in these schools enable us to think about approaches with the interculturalism.en
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta como foco central de estudo o ensino de Geografia no contexto da Educação Escolar Indígena nas escolas da Terra Indígena de Nioaque/MS. Com base na revisão bibliográfica, discorremos como vem se constituindo as políticas públicas voltadas a escolarização dos povos indígenas no Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul, procurando problematizar essas políticas e questionando sua aplicabilidade nas escolas indígenas. Apresentamos um histórico sobre a formação da Terra Indígena de Nioaque e a inserção da Educação Escolar. Destacamos que a interculturalidade é um dos principais conceitos abordados nos Referenciais Curriculares Nacionais e nos projetos de Educação Escolar Indígena lançados no Brasil. Assim, nosso interesse principal foi analisar em que medida o ensino de Geografia vem contribuindo para a Educação Escolar Intercultural nas comunidades indígenas Terena. A pesquisa foi realizada a partir de visitas e coleta de dados em duas escolas: Escola Municipal Indígena 31 de Março e suas extensões e a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina Vicente. Realizamos análise dos projetos pedagógicos dessas escolas, entrevistas com os professores de Geografia, coordenadores e diretores. Identificamos que a compreensão sobre interculturalidade ainda é bastante incipiente entre sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem das escolas pesquisadas. Também identificamos que algumas práticas no ensino de Geografia realizadas nessas escolas possibilitam pensarmos em aproximações com a interculturalidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-07T17:28:04Z No. of bitstreams: 1 FrancieliOliveiraMeira.pdf: 6674184 bytes, checksum: b24551eeb2d8c76ffc596ecd7a577255 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-07T17:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FrancieliOliveiraMeira.pdf: 6674184 bytes, checksum: b24551eeb2d8c76ffc596ecd7a577255 (MD5) Previous issue date: 2016-10-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - Terenapt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Terenaen
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingen
dc.subjectRelações culturaispt_BR
dc.subjectCultural relationsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALpt_BR
dc.titleO Ensino de geografia nas escolas indígenas de Nioaque/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrancieliOliveiraMeira.pdf6,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.