Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1438
Tipo: Dissertação
Título: Cana-de-açúcar e eucalipto na bacia do Rio Paraná (Mato Grosso do Sul): uma discussão sobre o zoneamento ecológico-econômico
Autor(es): Mendonça, Mário Sérgio de Andrade
Primeiro Orientador: Lamoso, Lisandra Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Bacani, Vitor Matheus
metadata.dc.contributor.referee2: Soares Filho, Adelsom
Resumo: O Zoneamento Ecológico-Econômico foi instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente para promoção da sustentabilidade e é considerado uma estratégia para a implantação de políticas públicas de planejamento territorial. Surgiu, portanto, o estudo do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul (ZEE-MS). Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é compreender como se dá a expansão das culturas de eucalipto e cana-de-açúcar, na Bacia do Paraná, no Estado de Mato Grosso do Sul, e se essa expansão está em conflito com o que determina o ZEE-MS realizado para a área. Este trabalho visa discutir o estudo do Zoneamento Ecológico-Econômico a um determinado lócus: a Bacia do Rio Paraná, no Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, foi necessário entender o que significa a sustentabilidade ambiental e compreender como se dá a expansão das culturas do eucalipto e da cana-de-açúcar, na Bacia do Paraná, no Estado de Mato Grosso do Sul. A motivação para esta pesquisa partiu da constatação, através de dados do IBGE, da expansão dessas culturas, no Estado do Mato Grosso do Sul, onde na última década verificou-se mudanças na paisagem com a substituição da pecuária para eucalipto e cana-de-açúcar. Observou-se que a expansão do eucalipto e da cana-de-açúcar está ocorrendo sobre áreas de pastagens, conforme orienta o ZEE-MS, assim como de outras commodities agrícolas, sem a necessidade imediata de conversão de novas áreas.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Sustainability
Cana de açúcar
Sugarcane
Eucalipto
Eucalyptus
Zoneamento ecológico
Ecological zones
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: MENDONÇA, Mário Sérgio de Andrade. Cana-de-açúcar e eucalipto na bacia do Rio Paraná (Mato Grosso do Sul): uma discussão sobre o zoneamento ecológico-econômico. 2016. 119 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1438
Data do documento: 16-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarioSergiodeAndradeMendonca.pdf6,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.