Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1451
Tipo: Dissertação
Título: Políticas de acesso e permanência material na Universidade Federal da Grande Dourados (2014-2017): sistemas de cotas e inclusão étnico-racial
Autor(es): Vieira, Guilherme Augusto dos Santos
Primeiro Orientador: Aguiar, Marcio Mucedula
metadata.dc.contributor.referee1: Faisting, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Carmem Sílvia Moretzsohn
metadata.dc.contributor.referee3: Silvério, Valter Roberto
Resumo: Esse trabalho está inserido na linha Cidadania, Diversidade e Movimentos Sociais do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e vinculado ao Laboratório da Interdisciplinar de Estudos sobre Direitos, Diversidades e Diferenças na Fronteira (LADIF) da Faculdade de Ciências Humanas na Universidade Federal da Grande Dourados. E tem por objetivo compreender o acesso e permanência material de estudantes autodeclaradas(os) de cor/raça preta e parda ingressantes pelo Sistema de Cotas Sociais e Raciais da UFGD, considerando o quadriênio (2014-2017) da institucionalização das cotas nos Processos Seletivos de Vestibular e Sistema de Seleção Unificada para os cursos de graduação na modalidade presencial. O debate à roda das ações afirmativas com o objetivo da democratização de acesso na Educação Superior no Brasil manifestou-se a partir do final dos anos oitenta e início de noventa com a luta do Movimento Negro pela adoção de Ações Afirmativas pelo Estado frente as desigualdades de cor/raça. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se para a base de dados referente ao acesso nos cursos presenciais, os dados institucionais da Secretaria Acadêmica e do Centro de Seleção. E para a permanência, analisou-se os Relatórios de Pagamentos da Bolsa Permanência da UFGD e o Auxílio Alimentação, com o mesmo período amostral do acesso. O contato com campo nos instigou com as possibilidades e impossibilidades de mensurar os dados institucionais, aplicando a ampla base de dados a mineração de dados, isto é, selecionando as variáveis confiáveis para compreender o fenômeno do ingresso e da permanência material na educação superior. A hipótese do trabalho era de que na UFGD estão ingressando cotistas negras(os) nos cursos de graduação presencial, acompanhando o contexto nacional de transformação de cor/raça e renda das Instituições Federais de Educação Superior. Observamos que a inclusão de pretos e pardos na UFGD ainda precisa caminhar para uma maior proporção representativa da região. E tanto pelo PSV, como pelo SISU, os indicadores de acesso apresentaram similitudes. Devemos reconhecer que muito se avançou, em especial a medida que os cursos de graduação possibilitam uma maior inclusão étnico-racial. No entanto, ainda o acesso para as vagas de PPI não estão sendo ocupadas pelo grupo do perfil. Com o remanejamento das vagas, observamos estudantes brancos, amarelos e/ou que não se declaram ocupando esses espaços que demandaram da luta e articulação de movimentos sociais. E a política de Bolsa Permanência e do Auxílio Alimentação da UFGD não contempla, em proporção ao acesso, os estudantes cotistas negros.
Abstract: El trabajo está insertado en la línea Ciudadanía, Diversidad y Movimientos Sociales del Programa de Post-Graduación en Sociología y vinculado al Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Direitos, Diversidades y Diferenças na Fronteira (LADIF) de la Facultad de Ciencias Humanas en la Universidade Federal da Grande Dourados. El objetivo es comprender el acceso y permanencia material de estudiantes autodeclarados de color/raza negra y parda ingresantes por el Sistema de Cotas Sociales y Raciales de la UFGD, considerando el cuadrienio (2014-2017) de la institucionalización de las cuotas en los Procesos Selectivos de Vestibular y el Sistema de Selección Unificada para los cursos de graduación en la modalidad presencial. El debate a la rueda de las acciones afirmativas con el objetivo de la democratización de acceso en la Educación Superior en Brasil se manifestó a partir de finales de los años ochenta y principios de noventa con la lucha del Movimiento Negro por la adopción de Acciones Afirmativas por el Estado frente a las desigualdades color/raza. Para el desarrollo de la investigación, se utilizó para la base de datos referente al acceso en los cursos presenciales, los datos institucionales de la Secretaría Académica y del Centro de Selección. Y para la permanencia, se analizaron los Informes de Pagos de la Bolsa Permanencia de la UFGD y el Auxilio Alimentación, con el mismo período muestral del acceso. El contacto con campo nos instigó con las posibilidades e imposibilidades de medir los datos institucionales, aplicando la amplia base de datos a la minería de datos, es decir, seleccionando las variables confiables para comprender el fenómeno del ingreso y de la permanencia material en la educación superior. La hipótesis del trabajo era que en la UFGD están ingresando a cotistas negras en los cursos de graduación presencial, acompañando el contexto nacional de transformación de color / raza y renta de las Instituciones Federales de Educación Superior. Observamos que la inclusión de negros y pardos en la UFGD todavía necesita caminar hacia una mayor proporción representativa de la región. Y tanto por el PSV, como por el SISU, los indicadores de acceso presentaron similitudes. Debemos reconocer que mucho se ha avanzado, en especial a medida que los cursos de graduación posibilitan una mayor inclusión étnico-racial y se distancian de un capital étnico-racial. Sin embargo, aún el acceso a las vacantes de PPI no están siendo ocupadas por el grupo del perfil. Con el reajuste de las plazas, observamos a estudiantes blancos, amarillos y / o que no se declaran ocupando esos espacios que demandaron de la lucha y articulación de movimientos sociales. Y la política de Bolsa Permanencia y del Auxilio Alimentación de la UFGD no contempla, en proporción al acceso, a los estudiantes cotistas negros.
Palavras-chave: Lei de cotas
Ações afirmativas
Affirmative actions
Educação superior
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: VIEIRA, Guilherme Augusto. Políticas de acesso e permanência material na Universidade Federal da Grande Dourados (2014-2017): sistemas de cotas e inclusão étnico-racial. 2018. 263 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1451
Data do documento: 27-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GuilhermeAugustodosSantosVieira.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.