Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1493
Tipo: Dissertação
Título: O Projeto “Escola que Protege” em Dourados/MS: prevenção da violência sexual infantojuvenil no âmbito educacional
Autor(es): Penco, Andreia
Primeiro Orientador: Gebara, Ademir
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Célio Sobrinho, Reginaldo
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: O trabalho objetiva socializar resultados de pesquisa, que investigou e analisou a aplicação de um projeto denominado “Escola que protege: mobilizando profissionais em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, executado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Dourados/MS (COMCEX). Desenvolveu-se na linha de pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade. Originou-se da preocupação pelo elevado número de casos de crianças e adolescentes violentadas sexualmente, registradas para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), subordinado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). A equipe do CREAS propôs junto ao COMCEX estratégias para enfrentar a questão da violência sexual, no caso implementando o projeto “Escola que Protege”. Trata-se de pesquisa do tempo presente de natureza qualitativa, com dados predominantemente descritivos, por meio de observação inicial, não participante, levada a cabo em escolas municipais e estaduais do município de Dourados, MS, objetivando conhecer como se deu a exposição dos “formadores”, profissionais indicados pelo COMCEX para capacitar os profissionais das escolas. Após coleta e descrição inicial da documentação de amostra, foram elaborados questionários e entrevistas, contemplando diferentes atores e suas percepções sobre violência e violência sexual infantil. Os principais conceitos envolvendo a pesquisa foram: violência, autocontrole, configurações e poder, segundo a teoria do Processo Civilizador de Norbert Elias e, no caso da sexualidade, buscou-se diálogos com a perspectiva foucaultiana e outros estudos da temática. Dentre as considerações finais destacamos as discussões das configurações família e escola. A família como uma configuração mais simples dada as interdependências restritas ao pequeno grupo. A escola, como primeira configuração fora da família, vivida pela criança e pelo adolescente, as quais passam a ter contato com outras culturas. Salientou-se a aceitação da capacitação realizada pelo COMCEX, na escola, onde a direção e a coordenação alegaram ser de extrema relevância para a comunidade escolar. Na avaliação das capacitações do COMCEX, observou-se em alguns casos o fortalecimento da “conspiração do silêncio” pela escola e pela família, impedindo que as denúncias sejam efetuadas, por motivo de medo de represarias e por existir certo descrédito na justiça. Evidenciou-se nos depoimentos dos profissionais de atendimento à criança e ao adolescente e membros do COMCEX semelhança na percepção da violência sexual, todavia, houve também, inúmeros aspectos que apontaram diferentes percepções sobre o tema.
Abstract: This work aims to socialize research results which investigated and analyzed the use of a project named “School that protects: mobilizing professionals in defense of children’s and teenagers’ rights”, carried out by Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Dourados/MS (COMCEX). This research examined the History of Education, Memory and Society. It originated from the concern by the high number of cases from children and teenagers sexual abuses, recorded by services in Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), subordinated to the Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). The CREAS’s staff proposes to the COMCEX strategies to face the problem of sexual violence, executed by “school that protect” project. This is a present and a qualitative research with descriptive data, by means of initials and no participant observation, carried out in local and state schools in Dourados, MS, aiming to known the ‘trainers’, professionals by the COMCEX to prepare other professionals for the schools. After initial description and collection of papers from the sampling, some questionnaires and interviews were prepared and different people and their perceptions about violence and child sexual abuse were observed. The main concepts that involved the research were: violence, self-control, arrangement and power, according to the theory of civilizing processes by Norbert Elias and about sexuality, dialogues with Foucault’s perspectives and other studies were sought. Among the final concerns it is pointed out some discussions of family and school aspects. Family is a simpler aspect due to the interdependent limit to the small group. The school, as the first aspect out of the family, experienced by child and teenager have got influence from other cultures. It is approved the ability achieved by COMCEX at school, where the principal and the coordinators asserted its extreme importance to the school community. In COMCEX’s evaluations, it is observed in some cases the strengthening from “silence plot” by school and family, which prohibited that the accusation could be occurred, because of the afraid of retaliations and some discredit for justice. In the professionals’ testimonies during children’s care and COMCEX elements, it is clear the resemblance of sexual violence and several aspects that point out different perceptions about this subject.
Palavras-chave: Escola pública
Public schools
Abuso sexual
Sexual abuse
Serviços sociais
Social services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: PENCO, Andreia. O Projeto “Escola que Protege” em Dourados/MS: prevenção da violência sexual infantojuvenil no âmbito educacional. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1493
Data do documento: 24-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreiaPenco.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.