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Tipo: Dissertação
Título: Valorização docente em municípios de Mato Grosso do Sul: análise a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR)
Título(s) alternativo(s): Teaching professional improvement at municipalities in Mato Grosso do Sul: Joint Action Plan (PAR) analysis
Autor(es): Santos, Fabiana Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Scaff, Elisângela Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza e Silva, Celeida Maria Costa de
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
Resumo: O estudo teve como objetivo geral a análise das contribuições do Plano de Ações Articuladas (PAR) enquanto programa estratégico do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a valorização dos profissionais da educação em quatro municípios de Mato Grosso do Sul, no período de 2007 a 2010. Buscou-se evidenciar quais as ações implementadas nos municípios via PAR em torno dos itens formação, piso salarial e carreira docente. Desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com a utilização de questionário e entrevista semiestruturada com os responsáveis do programa nos municípios. Constatou-se que o Plano de Ações Articuladas constitui-se como um importante instrumento de planejamento local que viabiliza a construção de uma educação pública de qualidade no país. Às ações implementadas nos municípios da presente pesquisa contemplam em sua maioria a questão da formação continuada. No entanto, entende-se que somente por meio de um conjunto de ações em torno de salários, carreira e formação as políticas de valorização docente se concretizarão.
Abstract: The overall goal of this study is to analyze the contributions of the Joint Action Plan (PAR), as a strategic program of the Education Development Plan (PDE) for the enhancement of the teaching professionals at four different municipalities in Mato Grosso do Sul, in the period between 2007 and 2010. The study points out the actions implemented via PAR that are related to the topics of capacitation, wage floor and teaching career. Bibliographical and documentary research, supported by questionnaires and semi-structured interviews held with the PAR representatives in each location, uphold that the program plays an important role as a local planning instrument enabling the creation of a high standard public educational system in the country. The majority of the actions implemented at the municipalities in study encompass the aspects of continued professional training. However, it is understood that only through the combination of elements concerning salary, career and training, the teaching professionals improvement policies will be achieved.
Palavras-chave: Professores
Teacher
Plano de Ações Articuladas
Política educacional
Educational policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SANTOS, Fabiana Rodrigues dos. Valorização docente em municípios de Mato Grosso do Sul: análise a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR). 2015. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1500
Data do documento: 6-Mai-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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