Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1502
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias da informação e comunicação e distorções em trabalhos no ensino superior
Autor(es): Sotolani, Márcia Corrêa
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Kaplan, Carina Viviana
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee3: Sousa, Neimar Machado de
metadata.dc.contributor.referee4: Martins, Morgana de Fátima Agostini
Resumo: A presente pesquisa de estudo visa contribuir para a discussão e reflexão de diretrizes que ajudem não apenas a prevenir, por meio de ações educativas e esclarecedoras, mas também a tratar e combater os diversos tipos de distorções na produção acadêmica. De modo que, a problematização, que norteou este trabalho, buscou a resposta da seguinte questão: Quais os desafios da academia hoje, em relação à ocorrência de distorções em trabalhos acadêmicos? Por esta razão, os objetivos, desta pesquisa, foram exatamente analisar a produção e difusão do conhecimento no ensino superior; caracterizar os diferentes tipos de ocorrências de distorções na produção de trabalhos acadêmicos; problematizar os diversos tipos de distorções desta produção acadêmica nas perspectivas judicial, ética, educacional e tecnológica; além de refletir acerca dos principais fatores associados à ocorrência de distorções na produção de atividades acadêmicas no ensino superior. São vários os procedimentos científicos a serem utilizados em uma produção acadêmica e o aluno/pesquisador deve escolher o método mais apropriado para cada situação e, paralelamente, manter a ética, a responsabilidade e a integridade nas diversas etapas da elaboração e produção de um trabalho acadêmico, tais como coleta dos dados e manipulação dos resultados, mesmo num contexto onde atualmente a rapidez, as ofertas de sites de pesquisa, de material disponível online, sejam mais atraentes e acessíveis a todas as pessoas.
Abstract: This research study aims to contribute to the discussion and reflection of guidelines that help not only to avoid, by means of educational and informative actions, but also to address and combat the various types of distortions in the academic production. For that reason, the problematic, which guided this study aimed to answer the following question: What are the challenges of academia today in relation to the occurrence of distortions in academic work? Accordingly, the objectives of this research were exactly analyze the production and dissemination of knowledge in higher education; characterize different types of distortions of occurrences in the production of academic work; discuss the various types of distortions of this academic production in judicial perspectives, ethics, educational and technology; and reflect about the main factors associated with the occurrence of distortions in the production of academic activities in higher education. Several scientific procedures to be used in an academic production and the student / researcher must choose the most appropriate method for each situation and, in parallel, maintain ethics, the responsibility and the integrity in the various stages of development and production of an academic paper, such as data collection and manipulation of the results, even in a context where, currently, the speed, the offers of search sites available online material, are more attractive and accessible to all people.
Palavras-chave: Educação superior
Higher education
Plágio
Plagiarism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SOTOLANI, Márcia Corrêa. Tecnologias da informação e comunicação e distorções em trabalhos no ensino superior. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1502
Data do documento: 30-Mai-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaCorreaSotolani.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.