Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1504
Tipo: Dissertação
Título: Mulheres assentadas e figurações sociais: um estudo sobre as egressas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais/PRONERA UFGD/MS
Autor(es): Tropaldi, Roberta de Almeida Sorano
Primeiro Orientador: Ferreira, Maria Beatriz Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Bruno, Marilda Moraes Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Farias, Marisa de Fátima Lomba de
Resumo: A população do campo, mesmo com as diversas limitações que lhe são impostas, atribui grande valor à educação e esperam que o acesso ao ensino traga mudanças culturais e sociais que influenciem nas relações e nos espaços que circulam. Nessa perspectiva, esta Dissertação de Mestrado teve como objetivo geral estudar as figurações sociais de mulheres assentadas egressas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA da Universidade Federal da Grande Dourados. E como objetivos específicos: ompreender as figurações sociais de mulheres assentadas no meio familiar e no assentamento rural antes do ingresso no curso em Ciências Sociais/PRONERA, compreender os compromissos com a família e o assentamento rural durante o período do curso e analisar as figurações nos diversos espaços em que elas se encontram inseridas e as relações com o curso superior realizado. Os métodos utilizados foram o estudo caso, com procedimentos de coleta de dados através de entrevista semi-estruturada e análise das informações pela análise de conteúdo. As participantes da pesquisa foram doze egressas do curso de Ciência Sociais oriundas de assentamentos rurais do estado do Mato Grosso do Sul. As influências do curso mostraram indícios de mudanças figuracionais nos seguintes aspectos: no reconhecimento da comunidade frente a sua formação superior, nos espaços domésticos para dialogar e se fazerem ouvidas, na ampliação da visão de mundo, no olhar crítico sobre as situações que as cercavam no meio familiar, político e comunitário, no crescimento pessoal e profissional pautado na percepção do outro com maior prudência e superação da visão de senso comum. A entrada em um novo espaço (universidade) estabeleceu novas relações sociais, questionamentos e expandiu a rede de interdependência o que contribui para novas figurações sociais.
Abstract: The rural population, even with the various constraints imposed on it, attaches great value to education and expect access to education bring cultural and social changes that influence the relationships and spaces circulating. From this perspective, this Master's Dissertation aimed to study the social figurations of settled women graduates of the Bachelor's Degree in Social Sciences of the National Education Program in Agrarian Reform - PRONERA from Federal University of Grande Dourados. And as specific objectives, understand the social figurations of settled women in the family environment and rural settlement before entering the course in Social Sciences / PRONERA; understand the commitment to family and the rural settlement during the course period and analyze the figurations in various spaces in which they are inserted and relations with the college held. The methods used were the case study, with data collection procedures through semi-structured interviews and analysis of information by the content analysis. The participants in this study were twelve graduates of Social Science course from rural settlements of Mato Grosso do Sul. The course influences showed evidence of figurational changes in the following aspects: The recognition of the community front their higher education in domestic spaces to dialogue and make their voices heard in the expansion of world view, in critical look at situations that surrounded them in the family environment, political and community, personal and professional growth guided by the perception of others with greater prudence and overcoming the commonsense view. The entry into a new space (University) established new social relations, questions and expanded the interdependence network which contributes to new social figurations.
Palavras-chave: Assentamentos rurais
Rural settlement
Mulher do campo
Women farmers
Educação rural
Rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: TROPALDI, Roberta de Almeida Sorano. Mulheres assentadas e figurações sociais: um estudo sobre as egressas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais/PRONERA UFGD/MS. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1504
Data do documento: 16-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobertadeAlmeidaSoranoTropaldi.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.