Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferraz, Marcos Alexandre dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4938261716988088pt_BR
dc.contributor.referee1Real, Giselle Cristina Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670419259749996pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marcos Antonio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8590672637571334pt_BR
dc.creatorStockmann, Daniel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3890252215981247pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T19:13:46Z-
dc.date.available2019-08-23T19:13:46Z-
dc.date.issued2015-05-15-
dc.identifier.citationSTOCKMANN, Daniel. Trabalho e conflito: a luta docente pela hora-atividade em Mato Grosso do Sul. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS. 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1531-
dc.description.abstractThe current educational situation results from the combination of the struggles, achievements and losses with respect to the values dimension of teachers' work both in salary and organizational aspect of its time of operation. In this research will address the sociological and historical conditions of the teaching labor struggle for better living conditions, in particular the preparation of their teaching activities. Although this dynamic assume a macro analysis of the economic system and political prevailing in recent centuries, which does not fail to be done to complement and generally, the central object of reflection here is caught clash in recent decades through the teaching association movement by conquest and expansion of time-activity in Mato Grosso do Sul. in this way the legal apparatus of the state through the teaching of the statutes, the demands arising in the post-1988 constitution and the role of the state of the labor movement will be the ways to understand how the idea that culminated in Law 11,738 / 2008 was structured and consolidated in Mato Grosso do Sul.en
dc.description.resumoA conjuntura educacional atual resulta da conjugação das lutas, conquistas e perdas no que diz respeito à dimensão valorativa do trabalho dos professores tanto no aspecto salarial quanto organizacional de seu tempo de atuação. Nesta pesquisa serão abordadas as condições sociológicas e históricas da luta trabalhista docente em prol de melhores condições de vida, em especial da preparação de suas atividades de ensino. Apesar de esta dinâmica pressupor uma análise macro do sistema econômico e político predominante nos últimos séculos, o que não deixa de ser feito de forma complementar e geral, o objeto central de reflexão aqui é o embate travado nas ultimas décadas através do movimento associativo docente pela conquista e ampliação da hora-atividade em Mato Grosso do Sul. Desta maneira o aparato legal do estado por meio dos estatutos do magistério, as demandas surgidas no pós-constituição de 1988 e o protagonismo do movimento sindical do estado serão os caminhos para a compreensão de como a ideia que culminou na Lei 11.738/2008 foi estruturada e se consolidou em Mato Grosso do Sul.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-23T19:13:46Z No. of bitstreams: 1 DanielStockmann.pdf: 1960289 bytes, checksum: 5de3ce7aaf05b04614a041b7c99200e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-23T19:13:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DanielStockmann.pdf: 1960289 bytes, checksum: 5de3ce7aaf05b04614a041b7c99200e4 (MD5) Previous issue date: 2015-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectSindicatospt_BR
dc.subjectLabor unionsen
dc.subjectPiso salarialpt_BR
dc.subjectMinimum salaryen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectState policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleTrabalho e conflito: a luta docente pela hora-atividade em Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielStockmann.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.