Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1533
Tipo: Dissertação
Título: Diversidades nas escolas da fronteira: a presença de estudantes paraguaios nas escolas públicas do município de Ponta Porã
Autor(es): Domingues, Denilson da Silva
Primeiro Orientador: Marschner, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Aguiar, Marcio Mucedula
metadata.dc.contributor.referee2: Silvestre, Célia Maria Foster
Resumo: A pretensão deste trabalho é avançar na compreensão da formação de identidades na fronteira, especificamente na relação entre os estudantes brasileiros e paraguaios que frequentam escolas públicas do município brasileiro de Ponta Porã, no Estado de Mato Grosso do Sul. A partir de um levantamento de dados acerca das contradições sociais e culturais que marcam as relações entre estudantes paraguaios e os estabelecimentos escolares brasileiros em questão, reflete-se sobre os processos de construção de identidade nos espaços fronteiriços. Para tal compreensão, busca-se identificar os enredos culturais (linguagens, visão de mundo, relações de pertença, etc.) que se situam no cotidiano dos estudantes de ambos os lados da fronteira, no que se refere à atribuição de significados e às disputas de espaços simbólicos. Assim, os procedimentos metodológicos, em um primeiro momento, tratam de discutir a construção do cotidiano do sujeito de fronteira, aqui abordado como o cruce, isto é, o cruzar da fronteira, tanto em aspectos materiais, como a relação entre as duas cidades fronteiriças. Assim, também se pretende mostrar como o sujeito fronteiriço estabelece suas relações cotidianas e como as estruturas de ambas as cidades têm um efeito de simbiose. Em um segundo momento, propõe-se debater o processo de construção da identidade do sujeito fronteiriço, a partir do contexto da escola, destacando os aspectos que marcam a diversidade e singularidade da fronteira. E, por fim, realiza-se uma análise empírica sobre o assunto, utilizando narrativas para descrever como o cruce à escola pública brasileira se constitui no cotidiano do sujeito fronteiriço.
Abstract: La intención de este trabajo es mejorar la comprensión de la formación de las identidades en la frontera entre Brasil y Paraguay, específicamente la relación entre estudiantes brasileños y paraguayos que asisten a las escuelas públicas en la ciudad brasileña de Ponta Porã, Estado de Mato Grosso do Sul. De una colección de datos acerca de las contradicciones sociales y culturales que marcan las relaciones entre estudiantes paraguayos y las escuelas brasileñas en cuestión, reflexionamos sobre los procesos de construcción de identidad en las zonas fronterizas. Para tal entendimiento, buscamos identificar las parcelas culturales (lengua, visión de mundo, relaciones de pertenencia, etc.) que se encuentran en la vida cotidiana de los estudiantes de ambos lados de la frontera, con relación a la atribución de significado y disputas de espacios simbólicos. Así, los procedimientos metodológicos, al principio, tratan de discutir la construcción del cotidiano del individuo fronterizo, abordado en este trabajo como cruce - el cruce de la frontera- tanto en aspectos materiales como la relación entre las dos ciudades fronterizas. Tiene también como objetivo mostrar cómo los individuos fronterizos establecen sus relaciones cotidianas, y como las estructuras de ambas ciudades tienen un efecto simbiótico. En segundo lugar, se propone discutir el proceso de construcción de la identidad del individuo fronterizo desde el contexto escolar, destacando los aspectos que marcan la diversidad y singularidad de la frontera. Por último, se realizó un análisis empírico sobre el tema, con la utilización de narrativas, para describir como el cruce a la escuela pública brasileña se constituye en el cotidiano del individuo fronterizo.
Palavras-chave: Região de fronteira - educação
Borderlands - Education
Relações culturais
Cultural relations
Identidade cultural
Cultural identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: DOMINGUES, Denilson da Silva. Diversidades nas escolas da fronteira: a presença de estudantes paraguaios nas escolas públicas do município de Ponta Porã. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1533
Data do documento: 28-Out-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DenilsondaSilvaDomingues.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.