Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Esmael Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5410375038960540pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Márcio Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2013275632088896pt_BR
dc.contributor.referee2Passamani, Guilherme Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8689179200408644pt_BR
dc.contributor.referee3Becker, Simone-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867396183360059pt_BR
dc.creatorHilahata, Irene Tochibana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3713608962453230pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T18:38:23Z-
dc.date.available2019-08-30T18:38:23Z-
dc.date.issued2019-05-20-
dc.identifier.citationHILAHATA, Irene Tochibana. Reflexões sobre as tramas discursivas que cercam o Projeto Escola Sem Partido no Mato Grosso do Sul. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1591-
dc.description.abstractThe present work had the intention to analyze the discursive scheming that surround the "Escola sem Partido" Project (PESP) (Unpolitical school) (IZALCI, 2015) and its resonances by the State of Mato Grosso do Sul, trying to perceive between the lines not only the matrix of heteronormative intelligibility but also, and mainly, its tensions and ambiguities. For this I started with some guiding questions: what discourses produced by the “Escola sem partido” Project and its political-ideological implications? What categories and assumptions are used in your proposal to combat the spread "gender ideology" and what are their contradictions? Based on the anthropological perspective and the contributions of Michel Foucault (1987; 1993; 1999; 2004; 2006; 2012; 2017), I have tried to analyze the Project from two movements: a macro and a micro. At the macro level, I have challenged myself to unravel the ideological contextures of that project by analyzing its proposals. In the micro context, I have tried to problematize what would be the unfolding of the PESP in the State of Mato Grosso do Sul context from an event occurred during 2017. For this I have used interviews, survey and analysis of news and posts from the social networks. At the end of the research it was possible to conclude that, if on the one hand is undeniable the conservative ethos that constitute PESP, on the other hand, to understand it as the holder of an absolute and sovereign discourse is to ignore the ambiguous and unstable dimension that crosses and constitutes it. Thus, it was possible to perceive the project much more as a regime of precarious, performative and arbitrary truth than as something that goes beyond history, politics and ideology, as its idealizers want us to believe.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve o intuito de analisar as tramas discursivas que cercam o projeto “Escola sem Partido” (PESP) (IZALCI, 2015) e suas ressonâncias no Estado de Mato Grosso do Sul, buscando perceber em suas entrelinhas não apenas a matriz de inteligibilidade heteronormativa, mas também, e principalmente, suas tensões e ambiguidades. Para isso parti de algumas questões norteadoras: quais os discursos produzidos pelo Projeto Escola sem partido e suas implicações político-ideológicas? Que categorias e pressupostos são utilizados em sua proposta de combater a propalada “ideologia de gênero” e quais suas contradições? Tomando como base a perspectiva antropológica e as contribuições de Michel Foucault (1987; 1993; 1999; 2004; 2006; 2012; 2017), busquei analisar o dispositivo legal a partir de dois movimentos: um macro e um micro. No plano macro, desafiei-me a destrinchar as tessituras ideológicas do projeto por meio da análise de suas propostas. No contexto micro, busquei problematizar quais seriam os desdobramentos do PESP no contexto do Estado de Mato Grosso do Sul a partir de um evento ocorrido ao longo de 2017. A metodologia foi baseada em entrevistas e levantamento e análise de notícias e posts veiculados pelas redes sociais sobre o tema. Ao final da pesquisa, foi possível constatar que, se de um lado é inegável o ethos conservador que constitui o PESP, por outro, compreendê-lo como detentor de um discurso absoluto e soberano é ignorar a dimensão ambígua e instável que o atravessa e o constitui. Assim, foi possível compreender o projeto muito mais como um regime de verdade precário, performativo e arbitrário do que como algo que está além da história, da política e da ideologia, como querem fazer crer seus idealizadores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-30T18:38:23Z No. of bitstreams: 1 IreneTochibanaHilahata.pdf: 3850466 bytes, checksum: 6a6444e0c32e9a65d612e722d3b2e751 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T18:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IreneTochibanaHilahata.pdf: 3850466 bytes, checksum: 6a6444e0c32e9a65d612e722d3b2e751 (MD5) Previous issue date: 2019-05-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.subjectEducação (Mato Grosso do Sul)pt_BR
dc.subjectEducation (Mato Grosso do Sul, Brazil)pt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectEscola sem partidopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleReflexões sobre as tramas discursivas que cercam o Projeto Escola Sem Partido no Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IreneTochibanaHilahata.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.