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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação do profissional de apoio educacional para o atendimento de crianças com autismo no ensino regular
metadata.dc.creator: Aguillar, Luciane Clementino Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Relma Urel Carbone
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida na linha de Educação e Diversidade e tem por objetivo compreender quais suportes teórico-metodológicos têm sido oferecidos nos cursos de formação inicial (graduação) em Pedagogia, de modo a subsidiar o futuro professor como profissional de apoio educacional. Para tanto, buscamos apoio teórico em Tardif, visando construir compreensões sobre os diferentes saberes que compõem a formação docente. Ao considerarmos o comum distanciamento entre sujeito e coletividade e, diante disso, a necessidade de uma formação que leve em conta a constituição do indivíduo a partir de relações sociais, tomamos como parâmetro os estudos de Norbert Elias. Adotamos, como material empírico, os Projetos Pedagógicos de cinco Universidades Federais da região Centro-Oeste e, a partir de Gil, organizamos os dados de tais projetos em quatro categorias: objetivos do curso; disciplinas e ementas; perfil do egresso e carga horária do curso. A análise dos dados nos permite inferir que há nos projetos pedagógicos uma ausência de aprofundamento na compreensão da inseparabilidade entre sociedade e indivíduo, o que propicia propostas dicotômicas que ora pendem para a sociedade, ora para o indivíduo. Para além desta lacuna, observa-se igualmente uma escassez das temáticas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos projetos pedagógicos analisados, fato que entendemos comprometer a formação do futuro professor de modo geral, haja vista a necessidade de consolidação de uma educação inclusiva, mais significativamente daqueles que atuarão futuramente como profissional de apoio educacional. Possivelmente, parte desse esvaziamento do tema nos cursos pode ser atribuída a incompreensões ou, ainda, o que denominamos um "vazio legal", uma vez que diferentes documentos oficiais não oferecem definição única e consistente, de modo a orientar o posicionamento e ações mais efetivas das Secretarias de Educação, bem como dos cursos de formação inicial.
Abstract: The present study is a qualitative research developed in the line of Education and Diversity hence it's our aim to understand which theoretical-methodological supports have been offered within the initial (undergraduate) courses in Pedagogy, in order to subsidize the future teacher as an educational support professional. Therefore, our theoretical support was based in Tardif (2014), aiming to create an understanding regarding the different knowledge which constitutes the teacher training. As we take in consideration the common distance between subject and community, within this view, the need for a training that takes into account the constitution of the individual from social relations, we have used the studies of Norbert Elias (1994) as a parameter. We have adopted the Pedagogical Projects of five Federal Universities of the Center-West region and, from Gil (2002) as empirical material, we organized the data of these projects into four categories: course objectives; disciplines and menus; egress profile and course load. The data analysis allows us to infer that there is an absence of deepening in the understanding of the inseparability between society and individual in the pedagogical projects, which favors dichotomous proposals that either hang for society, or for the individual. In addition to this gap, we have observed that there is also a shortage of Autism Spectrum Disorder (TEA) in the pedagogical projects which were analyzed, a fact that compromises the formation of the future teacher in general as we understand it, given the need to consolidate an inclusive education, that is more significant relating to those who will work in the future as an educational support professional. Possibly, part of this emptying of the subject within the courses can be attributed to misunderstandings or even what we call a "legal vacuum", since different official documents do not offer a single or consistent definition, in order to guide the positioning and more effective actions of the Secretariats of Education, as well as of the initial training courses.
Keywords: Autismo
Autism
Formação de professores
Teacher education
Educação especial
Special education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: PEREIRA, Luciane Clementino. Formação do profissional de apoio educacional para o atendimento de crianças com autismo no ensino regular. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1615
Issue Date: 4-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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