Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1633
Tipo: Tese
Título: Política Supranacional de Formação de Professores: o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) na faixa de fronteira Brasil/Paraguai
Autor(es): Bueno, Mara Lucinéia Marques Correa
Primeiro Orientador: Scaff, Elisângela Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Militão, Andréia Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Perboni, Fábio
metadata.dc.contributor.referee3: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee4: Souza, Kellcia Rezende
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) compreendido como uma política supranacional na fronteira do Brasil com o Paraguai, mas, especificamente, no município de Ponta Porã, localizado no estado de Mato Grosso do Sul com Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O problema de pesquisa foi sintetizado na seguinte questão: quais são as contribuições do PEIF para a formação continuada de professores das escolas de fronteira no que se refere à integração regional e ao multilinguismo? O objetivo da investigação consiste em analisar o PEIF como uma política supranacional de formação continuada para os educadores com vista à integração regional e ao multilinguismo. Em termos metodológicos a tese propõe a avaliação de uma política educacional e seus possíveis impactos (BAKER, 2000), para tanto fez uso da pesquisa documental (CELLARD, 2014) e análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Visando subsidiar os levantamentos teóricos, realizouse entrevistas (DUARTE, 2004) com o ex-coordenador do PEIF/MEC, a ex-coordenadora do PEIF/UFGD e a direção da Escola Estadual João Brembatti Calvoso, além da organização de um grupo focal (MORGAN, 1988) composto por sete profissionais, dentre eles: docentes, articuladores, tutores e coordenação pedagógica, que foram envolvidos na execução do Programa na escola pesquisada. Para as análises das entrevistas e do grupo focal, optou-se por classificar as informações em três categorias (SALDAÑA, 2013), que são: financiamento e a organização curricular, integração regional e política de formação continuada de professores. Diante do cenário apresentado pelas categorias e a relação estabelecida com a literatura na área, pode-se considerar que o PEIF se apresentou ineficaz como uma política de formação continuada desses profissionais na fronteira pesquisada, por não apontar contribuições significativas ao processo de integração regional e ao desenvolvimento do multilinguismo.
Abstract: This thesis has as object of study the Intercultural Frontier Schools Program (PEIF), understood as a supranational policy on the Brazilian border with Paraguay, but specifically in the town of Ponta Porã, located in the state of Mato Grosso do Sul with Pedro Juan Caballero, in Paraguay. The research problem was synthesized in the following question: what are the contributions of PEIF to the continuous training of frontier schoolteachers in regional integration and multilingualism? The aim of the research is to analyze the PEIF as a supranational policy of continuing education for teachers with a view to regional integration and multilingualism. In methodological terms, the thesis proposes the evaluation of an educational policy and its possible impacts (BAKER, 2000), therefore made use of documentary research (CELLARD, 2014) and content analysis (BARDIN, 2016). In order to support the theoretical surveys, interviews were conducted (DUARTE, 2004) with the former coordinator of the PEIF/MEC, the former coordinator of the PEIF/UFGD and the school‘s direction of the João Brembatti Calvoso State School, as well as a focal group (MORGAN, 1988) composed of seven professionals, among them: teachers, articulator, tutor and pedagogical coordination involved in the execution of the Program in the researched school. In order to carry out the analysis of the interviews and the focal group, we chose to classify the information into three categories (SALDAÑA, 2013), which are: financing and curricular organization, regional integration and policy of continuous teacher training. Given the scenario presented by the categories and the relation established with the literature in the area, it can be considered that the PEIF was ineffective as a policy of continuous teacher training in the frontier researched for failing to point out significant contributions to the regional integration process and to the development of multilingualism.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Formação de professores
Teacher education
Região de fronteira - educação
Borderlands - Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: BUENO, Mara Lucinéia Marques Correa. Política Supranacional de Formação de Professores: o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) na faixa de fronteira Brasil/Paraguai. 2019. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1633
Data do documento: 2-Ago-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaraLucineiaMarquesCorreaBueno.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.