Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s
Autor(es): Freitas, Rauly Oliveira
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Dutra, Fábio Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Jane Corrêa Alves
Resumo: Com um cenário extremamente competitivo as micro e pequenas empresas (MPE’s) do comércio varejista do setor do vestuário de Dourados/MS precisam buscar constantemente diferentes formas de se manter no mercado e se destacar frente a concorrência, ainda mais quando dados apontam que empresas desse porte têm um número elevado de baixas. Frente a isso o marketing pode se tornar um diferencial competitivo quando utilizado de forma correta, pois possibilita um crescimento das vendas que pode acarretar em uma maior participação no mercado. Assim, esse trabalho teve o objetivo de analisar o conhecimento dos gestores de MPE’s sobre marketing e como eles fazem uso das práticas mercadológicas em suas empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa e qualitativa por meio de aplicação de questionários com questões objetivas aos gestores dessas organizações. Por fim, constatou-se que o nível de conhecimento de práticas de marketing por parte desses gestores é limitado e isso acaba por diminuir o potencial que esse gestor tem para aplicar as práticas mercadológicas em sua empresa.
Abstract: With an extremely competitive scenario the micro and small enterprises (MPE's) of the retail apparel trade of Dourados/MS need to seek more and more ways to stay in the market and stand out against the competition, even more when data point out that Companies of this size have a high number of casualties. In the face of this, marketing can become a competitive advantage when used correctly, as it enables a sales growth that can lead to greater market share. Thus, this work aimed to analyze the knowledge of MPE's gestures about marketing and how they make use of market practices in their companies. The research was carried out in a quantitative and qualitative manner through the application of questionnaires with objective questions to the managers of these organizations. Finally, it was found that the level of knowledge of marketing practices by these managers is limited and this ultimately decreases the potential that this manager has to apply the market practices in his company.
Palavras-chave: Pequenas empresas
Small business
Marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: FREITAS, Rauly Oliveira. Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681
Data do documento: 19-Mar-2019
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaulyOliveiraFreitas.pdf807,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.