Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/174
Tipo: Dissertação
Título: Espaço geográfico: reprodução e consumo através da atividade turística em Anaurilândia e Fátima do Sul - MS - Brasil
Autor(es): Ocon, Débora Cristina Macorini
Primeiro Orientador: Moretti, Edvaldo Cesar
metadata.dc.contributor.referee1: Banducci Junior, Alvaro
metadata.dc.contributor.referee2: Vargas, Icléia Albuquerque de
Resumo: Esta dissertação de mestrado surge a partir de reflexões realizadas no Grupo de Pesquisa Território e Ambiente da Faculdade de Ciências Humanas, sediado na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), por meio da ciência geográfica busca-se realizar uma discussão sobre a produção do espaço geográfico para o desenvolvimento da prática da atividade turística, este estudo procura priorizar o levantamento de dados sobre os equipamentos “urbanos” apropriados e criados pela/para a atividade turística afim de demonstrar como a produção do espaço turístico está intimamente ligada com fatores sociais (políticos), econômicos e ambientais. Como recorte espacial observa-se a inserção da atividade turística em dois municípios distintos: Anaurilândia e Fátima do Sul, a escolha por estes municípios partiu da premissa e existência de duas obras públicas significativas, em infra-estrutura, para a construção da prática turística nesses lugares. Essas obras são respectivamente: Balneário Municipal de Anaurilândia e Parque Aquático e Ambiental de Fátima do Sul, além das obras visualiza-se neste trabalho que os municípios envolvidos possuem a mesma estrutura econômica, onde a atividade turística origina-se por diferentes fatores, mas com o entendimento do Turismo como uma “nova” alternativa econômica ao lugar.
Abstract: Esta disertación de maestría surgió a partir de las reflexiones realizadas en El Grupo de Investigación Territorial y Ambiente de la Facultad de Ciencias humanas, con sede en UFGD (Universidad Federal da Faculdade da Grande Dourados), ya que por medio de la ciencia geográfica se busca realizar una discusión sobre la producción del espacio físico para el desarrollo de las practicas de actividad turística, este estudio busca priorizar la recaudación de los datos sobre los equipos “urbanos” apropiados y creados para la actividad turística, con la finalidad de demostrar que la producción del espacio turístico está íntimamente relacionada con factores sociales (políticos), económicos y ambientales. Como recorte espacial se observa que la inserción de la actividad turística en los dos municipios: Anaurilândia y Fátima do Sul, se escogieron estos dos municipios para partir de la siguiente premisa y existencia de dos obras públicas de grande significado, en infraestructura, para la construcción de las practicas turísticas de este lugar. Esas obras son, respectivamente: el balneario municipal de Anauralândia y el parque Acuático y ambiental de Fátima do Sul, además de dos obras que se visualizan en este trabajo que los municipios envueltos poseen la misma estructura económica, donde la actividad turística se origina por diferentes factores, pero con el entendimiento del turismo como una “nueva” alternativa económica del lugar.
Palavras-chave: Turismo de Base Comunitária
Community - Based Tourism
Políticas públicas - turismo
State policy - tourism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: OCON, Débora Cristina Macorini. Espaço geográfico: reprodução e consumo através da atividade turística em Anaurilândia e Fátima do Sul - MS - Brasil. 2009. 133 p. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/174
Data do documento: 15-Mai-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeboraCristinaMarconiOcon.pdf12,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.