Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1808
Tipo: Livro
Título: Etnografia e iconografia nos registros de Hércules Florence durante a expedição Langsdorff, na província do Mato Grosso (1826-1829)
Autor(es): Pereira, Sonia Maria Couto
Resumo: Este livro vem contribuir de forma pontual e oportuna para o diálogo interdisciplinar entre História e Antropologia a partir da temática da imagem. Os desenhos produzidos pelo pintor-viajante Hércules Florence durante a Expedição Langsdorff (1826-1829) são registros etnográficos e iconográficos de uma viagem cercada de encontros e desencontros. Na passagem pela região pantaneira e Bacia do Alto Paraguai, o pintor-viajante teve contato com três grupos étnicos Guaná, Guató e Bororo. A retratação desses grupos seguiu a lógica de um desenhista obcecado pela fixação da imagem e pela curiosidade científica. Identifica-se uma escala de valor entre civilização e barbárie, em torno da qual giram as descrições de práticas culturais, organização social, cultura material e relações interétnicas.
Palavras-chave: Etnografia
Ethnography
Iconografia
Iconography
Mato Grosso (Brasil) - História
Mato Grosso (Brazil : State) - History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: PEREIRA, Sonia Maria Couto. Etnografia e iconografia nos registros de Hércules Florence durante a expedição Langsdorff, na província do Mato Grosso (1826-1829). Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2016. 185 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1808
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
etnografia-e-iconografia-nos-registros-de-hercules-florence.pdf15,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.