Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1824
Tipo: Dissertação
Título: Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira
Autor(es): Souza, Selma Alves de
Primeiro Orientador: Pinheiro, Alexandra Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Suttana, Renato Nésio
metadata.dc.contributor.referee1: Pressotto, Paulo Henrique
metadata.dc.contributor.referee2: Farias, Marisa de Fátima Lomba de
Resumo: Esta dissertação de Mestrado em Letras aborda a representação das personagens na sociedade patriarcal repressora do início do século XX, bem como a sua trajetória em uma narrativa reveladora do discurso dominante nesse período, que envolvia essas personagens em um sentimento de transgressão ao assumirem a sua sexualidade. Partindo da perspectiva dos estudos de gênero, buscamos evidenciar os questionamentos e rupturas das práticas de dominação vigentes na época, apresentados pela escritora Andradina de Oliveira em seus livros O Perdão (1910) e Divórcio? (1912). A primeira, um romance urbano ambientado na Belle Époque rio-grandense, a segunda, um livro contendo 25 cartas ficcionais trocadas entre personagens acerca da legalização do divórcio. De caráter exclusivamente bibliográfico, a pesquisa embasada em escritores da área da crítica feminista, se desenvolveu, por meio da análise das duas obras e do material teórico voltado para a compreensão da representação das personagens femininas. Como base teórica desta dissertação, foram utilizados investigadores de diferentes campos do conhecimento, como Simone de Beauvoir (1980), Cecil Jeanini Albert Zinani (2010), Rita Terezinha Schmidt (2008), Pierre Bourdieu (2012), Michelle Perrot (2013) e Michael Foucault (1979), que deram direcionamento às abordagens referentes aos seguintes pontos: o papel social da mulher em épocas distintas, a dominação masculina, a sociedade patriarcal e a invisibilidade da mulher escritora no final do século XIX e início do XX. O resultado aponta para a capacidade da escritora Andradina de Oliveira em antecipar temas complexos, como a questão do divórcio e do adultério, e de resistir, por meio da Literatura, ao discurso vigente em sua época.
Abstract: Esta disertación de Maestría en Letras aborda la representación de los personajes en la sociedad patriarcal represora de principios del siglo XX, así como su trayectoria en una narrativa reveladora del discurso dominante en ese período que involucra a esos personajes en un sentimiento de transgresión al asumir su sexualidad. A partir de la perspectiva de los Estudios de género, buscamos evidenciar los cuestionamientos y rupturas de las prácticas de dominación vigentes en la época, presentadas por la escritora Andradina de Oliveira en sus obras O Perdão (1910) y Divórcio? (1912). La primera, una novela urbana ambientada en la Belle Époque rio-grandense, la segunda, un libro conteniendo 25 cartas ficticias intercambiadas entre personajes acerca de la legalización del divorcio. De carácter exclusivamente bibliográfico, la investigación basada en escritores del área de la crítica feminista, se desarrolló, por medio del análisis de las dos obras y del material teórico volcado para la compreensión de la representación de los personajes femeninos. Como base teórica de esta disertación, se utilizaron investigadores de diferentes campos del conocimiento, como Simone de Beauvoir (1980), Cecil Jeanini Albert Zinani (2010), Rita Terezinha Schmidt (2008), Pierre Bourdieu (2012), Michelle Perrot (2013) e Michael Foucault (1979), que dieron orientación a los enfoques referentes a los siguientes puntos: el papel social de la mujer en épocas distintas, la dominación masculina, la sociedad patriarcal y la invisibilidad de la mujer escritora en finales del siglo XIX e inicio del XX. El resultado apunta a la capacidad de la escritora Andradina de Oliveira en anticipar temas complejos, como la cuestión del divorcio y del adulterio, y de resistir, por medio de la Literatura, al discurso vigente en su época.
Palavras-chave: Mulheres - literatura
Women in Literature
Patriarcado
Patriarchy
Oliveira, Andradina de Andrada e, 1878-1935
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: SOUZA, Selma Alves de. Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1824
Data do documento: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SelmaAlvesdeSouza.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.