Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1840
Tipo: Dissertação
Título: A Prática social da língua (gem): trajetórias e percursos na constituição da identidade dos sujeitos do 9º ano da escola pública
Título(s) alternativo(s): The Social pratice of language: trajectorys and routes in the constitution of the subjects identity of the 9th grade of public school
Autor(es): Rocha, Jucelia Pereira da
Primeiro Orientador: Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
metadata.dc.contributor.referee1: Gama, Anailton de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Elizete de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Sathler, Conrado Neves
metadata.dc.contributor.referee4: Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui
Resumo: A pesquisa tem uma abordagem da linguagem e a sua função como prática social dentro do contexto escolar de uma escola pública estadual, da cidade de Dourados-MS. Considerar-se-á o discurso de alunos do 9º ano, último ano do ensino fundamental II, através de textos elaborados por eles em atividades da aula de Língua Portuguesa. O objetivo principal será investigar a identidade cultural dos alunos do 9ºano, no intuito de ter um novo olhar sobre esses sujeitos, considerando toda mudança externa e interna a que este sujeito está exposto nessa fase, com base nas teorias de Bakhtin (1986), Orlandi (2009) e Bourdieu (2007), Bauman (2005) e Hall (2000). Considerando-se que, segundo Bakhtin, o sujeito precisa da interação e que a partir da convivência com os outros que se constitui ser social, pretende-se verificar, nessa perspectiva, a construção do sujeito. Tomar-se-ão também os preceitos de Orlandi, ou seja, a análise do discurso no que tange à linguagem (as formas de abordagem da língua), a cultural- a construída e a formal -, assim como também Bourdieu, sob os aspectos: a prática social no habitus (o que está incorporado) e o campo (instrumento). Para tratar das questões de identidade, nas quais esses sujeitos estão inseridos, buscamos os estudos de Bauman e Hall. Tem-se a proposta, neste trabalho, de delinear a identidade dos sujeitos atores dos discursos analisados, embasados nas teorias da Análise do Discurso de linha francesa. Portanto, busca-se demonstrar como os discursos dos sujeitos alunos do 9º ano do ensino fundamental II, através do texto, configuram a constituição não só da identidade cultural, mas também do conhecimento de mundo e da vida social em que estão inseridos, e por meio de quais escolhas lexicais eles se expressam. Deste modo, espera-se que os resultados apontarão as identidades culturais desses alunos previamente construídas através da expressão verbal escrita, como também as suas posições no contexto no qual estão inseridos e o que buscam construir com sua trajetória a partir da sua percepção.
Abstract: This research has an approach to language and its function as a social practice within the school context of a public state school in the city of Dourados-MS. The words from students from the 9th grade will be taken into consideration. That is the last year of elementary school II. They wrote texts during activities belonging to the Portuguese Language class and they were interviewed after the production of such texts. The main objective is to investigate the cultural identity of the students of the 9th grade, in the order to have a new look at these subjects, whereas any change internal and external at this stage of life, based on the theories by BAKHTIN (1986), ORLANDI (2009) and BOURDIEU (2007). According to Bakhtin, the subject needs interaction and based on the coexistence with others, they become a social being. Hence, we intend to verify the construction of the subject, hinging on this perspective. The precepts by Orlandi are also used, i.e., the discourse analysis in terms of language (the three ways of approaching the language, which are the cultural, the constructed and the formal ones). Furthermore, Bourdieu’s work are exploited in such aspects as: the social practice in the habitus (what is incorporated) and the field (instrument). Dealing with questions of the identity, wich the subjects are inserted, we take the studies of the Bauman and Hall. To tries, this work, outline the identity of the subjects actors of the discourse analized, based on the theories of French Discourse Analysis. Therefore, it tries to demonstrate how the discourses of the students of the 9th grade of elementary school II, through texts , configure the constitution not only of their cultural identities but also of their knowledge and their social life, from the position that this subject occupies. Thus, the results should show these students’ cultural identities previously built through their verbal written representation as well as position in context for them and what they seek to build within their trajectory whit perception.
Palavras-chave: Identidade cultural
Cultural identity
Linguagem
Language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: ROCHA, J. P. A Prática social da língua (gem): trajetórias e percursos na constituição da identidade dos sujeitos do 9º ano da escola pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1840
Data do documento: 29-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JuceliaPereiradaRocha.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.