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Tipo: Trabalho de Conclusão de Especialização
Título: O REUNI em foco: as diferentes versões dos diagnósticos realizados pelo MEC, Andes-SN e Comissão Mista
Autor(es): Toledo, Clauzer Antonio Silveira de
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
Resumo: O presente artigo apresenta o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, instituído pelo Decreto 6.096, de 24 de abril de 2007, em seus aspectos legais e suas diretrizes, tecendo uma análise sobre o que vem sendo discutido sobre os efeitos da expansão, nas versões elaboradas pelo MEC, Andes-SN e a Comissão Mista – constituída pelas Portarias nº 126, de 19 de julho de 2012 e nº 148, de 19 de setembro de 2012 do MEC. Elaboramos este trabalho com enfoque nos conceitos de esfera pública, na perspectiva de Habermas, e accountability, na tentativa de compreender como estão se desenvolvendo os diagnósticos sobre a expansão das universidades federais, por meio do programa REUNI e como os discursos sobre essa expansão estão sendo elaborados para a formação da opinião pública. O referencial metodológico abordado neste artigo é a pesquisa bibliográfica-documental. Foram estabelecidos três eixos de análise para nortear a abordagem das fontes: I) infraestrutura física; II) reestruturação acadêmica e III) expansão de vagas. Como resultados podemos apontar que as versões sobre o REUNI vão apresentar pontos de convergência e divergência, que foram explicitados no decorrer do texto, sendo que pudemos verificar praticamente um vazio de informações por parte do MEC, com dados apenas sobre o primeiro ano do REUNI; o posicionamento contrário ao REUNI pelo Andes-SN e a visão de sucesso do REUNI por parte da Comissão Mista. Além disso, cada uma das versões pesquisadas busca formar a opinião pública de maneira concomitante ao processo de accountabiliy.
Abstract: This article aims to present the Support Program for Plans of Restructuring and Expansion of Federal Universities - REUNI, established by Decree 6,096, of April 24, 2007, in its legal aspects and guidelines, weaving an analysis of what has been discussed on the effects of expansion, in the versions prepared by MEC, Andes – SN and Joint Commission - set up by Ordinance No. 126 of July 19, 2012 and No. 148 of September 19, 2012 of MEC. We developed this article focused on the concepts of public sphere, in the perspective of Habermas, and accountability, in trying to understand how they are developing diagnostics on the expansion of federal universities through REUNI program and how the discourses on this expansion are preparing the formation of public opinion. The methodological framework discussed in this article is the bibliographic and documentary research. Three axes of analysis were established to guide the approach of the sources: I) physical infrastructure, II) academic restructuring, III) expansion slots. As a result we can state that the versions on REUNI will present points of convergence and divergence, that were indicated throughout the text, and we could see almost a void of information by the MEC, with data only on the first year of the REUNI; placement contrary to the REUNI by Andes - SN and the vision of success of the REUNI by the Joint Commission. In addition, each version searches search form public opinion to concurrently process accountability.
Palavras-chave: Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Políticas públicas - educação
Public Policy - Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: TOLEDO, Clauzer Antonio Silveira de. O REUNI em foco: as diferentes versões dos diagnósticos realizados pelo MEC, Andes-SN e Comissão Mista. 2014. Trabalho de Conclusão (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1843
Data do documento: 7-Fev-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

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