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Tipo: Dissertação
Título: A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis
Autor(es): Santos, Bruno Pael dos
Primeiro Orientador: Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Clemilton Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui
Resumo: A morte se apresenta como a única certeza de nossas vidas, contudo, passamos praticamente toda nossa existência tentando atrasá-la o máximo possível. Sendo a linguagem o processo simbólico que veicula todas as outras ciências e que também nos torna capazes de compreender e significar a realidade, o conceito de morte paira como o único elemento irrepresentável, como um vácuo de sentido, destinatário de inúmeros investimentos semânticos que buscam preenchê-lo sem êxito. Assim, o trabalho parte dos conceitos de morte e de morrer através da breve abordagem de trechos da história da humanidade, desde a Idade da Pedra até a Idade Contemporânea estudando desdobramentos culturais que impactam sobre os conceitos de vida e viver e sobre o modus vivendi do Homem da atualidade, como a maneira que ele avalia o significado de viver, suas emoções diante da proximidade da morte, a mudança de seus objetos de valor durante a narrativa chamada “Vida”. Toma-se, posteriormente, como objeto de trabalho, as letras das músicas do álbum da banda brasileira de Heavy Metal, Imago Mortis, lançado em 2002 pela gravadora Die Hard Records, intitulado: “Vida: the play of change”. Para essa finalidade foi definida, como metodologia, pesquisa bibliográfica. Como principais referenciais teóricos estão autores da teoria semiótica como Greimas, da Psicanálise, como Freud, além de outros teóricos da Psicologia, Sociologia, Tanatologia e da Filosofia. Como resultado da pesquisa espera-se melhor compreensão sobre a produção de efeito de sentido que o termo morte causa para o conceito de vida.
Abstract: Death presents itself as the only certainty of our lives, yet we spend almost our entire existence trying to delay it as much as possible. Since language is the symbolic process that conveys all other sciences and also makes us capable of understanding and signifying reality, the concept of death stands as the only unrepresentable element, as a void of meaning, the recipient of numerous semantic investments that seek to fill it unsuccessfully. Thus, this research starts from the concepts of death and dying through the brief approach of excerpts from the history of humanity, from the Stone Age to the Contemporary Age, studying cultural unfoldings that impact on the concepts of life and living and on the modus vivendi of Men of the present time, as the way he assesses the meaning of living, his emotions facing the nearness of death, the change of his valuables during the narrative called "Life". The song lyrics of the Brazilian Heavy Metal band Imago Mortis, released in 2002 by Die Hard Records, entitled "Vida: the play of change", are taken as a work object. For this purpose, bibliographic research was defined as methodology. As main theoretical references are authors of the Semiotic Theory as Greimas, of Psychoanalysis, as Freud, besides other theorists of Psychology, Sociology, Thanatology and Philosophy. As a result of the research it is expected a better understanding about the production of meaning effect that the term death causes for the concept of life.
Palavras-chave: Morte
Death
Vida
Life
Heavy metal (Música)
Semiótica
Semiotic
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: SANTOS, Bruno Pael dos. A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1857
Data do documento: 23-Abr-2018
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