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dc.contributor.advisor1Aranda, Maria Alice de Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155809586937730pt_BR
dc.creatorTeixeira, Olga Cristina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8336201260812817pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-09T19:10:30Z-
dc.date.available2019-10-09T19:10:30Z-
dc.date.issued2014-02-05-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Olga Cristina da Silva. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como política educacional: implantação e expectativas. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1859-
dc.description.abstractThis work is part of the research "Policy and Management Education", State Research Group, Policy and Management Education online - GEPGE - the FAED / UFGD. The objective is to present the introduction of the National Pact for Literacy Age One - PNAIC in national policy, its implementation, and the prospects of it to improve the quality of teaching and learning around the literacy process of children up to eight years of age, in schools of Golden. The study has its origin in the Course of Specialization in Education titled "Training for Professionals in Education." The PNAIC it is a public policy of recent literacy, Ordinance No. 867, of July 4, 2012 arising under the undertaking provided for in Decree. 6,094 of April 24, 2007 , from literacy to children up to a maximum of eight years , at the end of the 3rd year of elementary school and recorded the target five (5 ) explicitly in the National Education Plan ( 2011-2020 decade ) - Draft Common Law ( PLO No. 8.035/2010 ) . . This plan that, among the many targets, records and guides the educational policies designed for the first three years of elementary school of all , both urban and located in the field , throughout the Brazilian territory state and local public schools . For this, the research was based on literature, documentary research and action research and in addition, interviews with directors, coordinators and literacy teachers in the public school of Golden. Whereas treat yourself to a recent policy , the initial study has highlighted that there are issues to be clarified in the field of public policy for literacy through actions of the Ministry of Education ( MEC ) and the National Education Council ( CNE ) , to the launch of PNAIC and understanding of managers in the implementation of the same.en
dc.description.resumoO presente trabalho está inserido na linha de pesquisa “Política e Gestão da Educação”, do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação – GEPGE – da FAED/UFGD. O objetivo é apresentar a introdução do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, na política nacional, sua implantação, bem como as perspectivas do mesmo para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, em torno do processo alfabetizador da criança até os oito anos de idade, nas escolas municipais de Dourados. O estudo tem sua origem no Curso de Especialização em Educação intitulado “Formação de Profissionais em Educação”. O PNAIC trata-se de uma política pública de alfabetização recente, Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012 decorrendo do compromisso previsto no Decreto nº. 6.094 de 24 de abril de 2007, de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental e registrado na meta 5 (cinco) explicita no Plano Nacional de Educação (decênio 2011–2020) - Projeto de Lei Ordinária (PLO nº. 8.035/2010). Plano este que, entre as muitas metas, registra e norteia as políticas educacionais pensadas para os três primeiros anos do Ensino Fundamental de todas as escolas públicas estaduais e municipais, tanto urbanas como as situadas no campo, em todo o território brasileiro. Para isso, a investigação se pautou na pesquisa bibliográfica, documental e na pesquisa-ação e, complementarmente, entrevistas com diretores, coordenadores e professores alfabetizadores das Escolas Municipais de Dourados. Considerando tratar-se de uma política recente, o estudo inicial realizado permitiu destacar que há questões a serem esclarecidas no campo das políticas públicas para a alfabetização por meio de ações do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), quanto ao lançamento do PNAIC e o entendimento de gestores na implantação do mesmo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-09T19:10:30Z No. of bitstreams: 1 OlgaCristinaSilvaTeixeira.pdf: 495251 bytes, checksum: 41472cc5f43e7a2d00c723a0fa8739b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-09T19:10:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OlgaCristinaSilvaTeixeira.pdf: 495251 bytes, checksum: 41472cc5f43e7a2d00c723a0fa8739b0 (MD5) Previous issue date: 2014-02-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracy educationen
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool administrationen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como política educacional: implantação e expectativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

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