Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/189
Tipo: Dissertação
Título: Uma Análise do Programa Brasil Quilombola na Comunidade Furnas do Dionísio – Jaraguari/MS: política de território e identidade
Autor(es): Perogil, Daiana
Primeiro Orientador: Abreu, Silvana de
metadata.dc.contributor.referee1: Goettert, Jones Dari
metadata.dc.contributor.referee2: Aguiar, Marcio Mucedula
Resumo: A proposta da pesquisa foi de analisar o processo de implantação do Programa Brasil Quilombola (PBQ) na Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio, localizada no município de Jaraguari/MS, na tentativa de compreendermos a relação entre teoria e prática do Programa, bem como os desdobramentos trazidos para a comunidade devido com a implantação dessa política de governo. O PBQ foi criado em de 2004, com o objetivo de promover a regularização fundiária dessas comunidades “remanescentes de quilombo” e fomentar a melhoria na qualidade de vida das populações quilombolas, a partir do acesso a educação, saneamento, energia elétrica, construção de casas, melhorias na renda, para que ocorra a permanência desses sujeitos em seus territórios de origem. Essas comunidades apresentam um processo histórico de exclusão e marginalização por parte da sociedade e do Estado brasileiro, ficando desprovidos de políticas públicas e governamentais. Somente no ano de 2004 é que os remanescentes de quilombo vão poder fazer uso de uma política de governo, o PBQ. Partindo desse pressuposto, buscamos analisar a política e suas ações geradas no território, entre elas a construção da identidade quilombola.
Abstract: La propuesta de la investigacion es analizar el proceso de implementación del Programa de Brasil Quilombola (PBQ) en la Comunidad de Furnas do Dionísio Quilombo, ubicado en el municipio de Jaraguari / MS en un intento de entender la relación entre teoría y práctica del Programa, y desarrollos llevados a la comunidad debido a la implementación de la política gubernamental. El PBQ fue creada en 2004, con el objetivo de promover la regularización de estas comunidades "remanentes de quilombo" y fomentar la mejora de la calidad de vida de las poblaciones de quilombolas, de acceso a la educación, saneamiento, electricidad, construcción de hogares, las mejoras en la renta, para que ocurra la permanencia de estas personas en sus territorios de origen. Estas comunidades tienen un proceso histórico de exclusión y marginación de la sociedad y del Estado brasileño, siendo desprovistas de políticas públicas y acciones gubernamentales. Sólo en el año 2004 es que los remanentes de Quilombo será capaz de hacer uso de una política de gobierno, la PBQ. Con base en este supuesto, buscamos analizar la política y las acciones que se generan en el territorio, incluyendo la construcción de la identidad quilombola.
Palavras-chave: Quilombolas
Programa Brasil Quilombola
Políticas públicas
State policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: PEROGIL, Daiana. Uma Análise do Programa Brasil Quilombola na Comunidade Furnas do Dionísio – Jaraguari/MS: política de território e identidade. 2012. 225 p. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/189
Data do documento: 31-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaianaPerogil.pdf20,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.