Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/190
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Lugar e o som: estudo geográfico da “música guarani”: reflexões a partir do ensino |
Autor(es): | Fernandes, Anedmafer Mattos |
Primeiro Orientador: | Ferraz, Claudio Benito Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira Junior, Wenceslao de Machado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes, Flaviana Gasparotti |
Resumo: | Há algum tempo tem se debatido em torno da crise da modernidade, e no seio desse debate está a percepção de que as novas condições da estrutura social estão em certa medida tão alteradas, que os já tão consolidados sistemas analíticos das ciências humanas não são capazes de responder às exigências requeridas pela sociedade atual. Diante desses limites, torna-se necessário pensar o ensino de geografia para além do conhecimento técnico de um espaço geométrico, ou seja, um saber que vá ao encontro da vida enquanto manifestação espacial humana, coadunando-se a experiência pessoal, a imaginação, a memória e a criatividade. Nesta busca, a arte pode nos apontar novas direções e, para isso, estabelecer-se- á nesta pesquisa, um diálogo entre geografia e a música, onde o foco é a análise da construção da identidade territorial do Mato Grosso do Sul a partir das canções regionais e populares. O pensamento de Gilles Deleuze, a partir de seus conceitos de ritornelo, máquina de guerra nômade e rizoma permitirá traçar linhas de fuga, deslocando os sentidos iniciais da pesquisa, indo ao encontro das manifestações musicais dos povos indígenas, entendendo-as como contraponto ao sentido de identidade territorial construído pelo Pensamento de Estado. |
Abstract: | For a long time it has discussed about the crisis of modernity, and within this debate is the perception that the new conditions of social structure are in some ways so altered, that the consolidated human science analytical systems are not able to reply the demands required by today's society. Before those limits, it becomes necessary to consider the geography teaching beyond the expertise of a geometric space, in other words, a knowledge that meets spatial manifestation of human life, and is in line personal experience, imagination, memory and creativity. In this quest, art can point us in new directions and, therefore, will be established in this study, a dialogue between geography and music, where the focus is the analysis of the construction of territorial identity in Mato Grosso do Sul starting from regional and popular songs. The thought of Gilles Deleuze, from their concepts of ritornello, nomadic war machine and rhizome will trace lines of escape, shifting the initial directions of research, reaching out to musical expressions of indigenous peoples, understanding them as a counterpoint to the sense of territorial identity built by the State Thinking. |
Palavras-chave: | Povos indígenas - música Indigenous peoples - music Povos indígenas - Guarani Indigenous peoples - Guarani Geografia - ensino e aprendizagem Geography - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citação: | FERNANDES, Anedmafer Mattos. O Lugar e o som: estudo geográfico da “música guarani”: reflexões a partir do ensino. 2012. 151 p. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/190 |
Data do documento: | 27-Abr-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnedmaferMattosFernandes.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.