Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1902
Tipo: Livro
Título: Geografia e literatura: diálogo em torno da construção da identidade territorial sul-mato-grossense
Autor(es): Pinheiro, Robinson Santos
Resumo: Quem se arriscaria a entender a geografia e a identidade territorial pelo ângulo da memória e da reconstituição temporal e espacial? Robinson Santos Pinheiro se arriscou... O resultado? Um instigante e revelador estudo sobre o relato A poeira da jornada – Memórias, do pernambucano Demosthenes Martins, político com relevantes serviços prestados a Mato Grosso indiviso e que em suas memórias confessa erros e acertos, estratégias e objetivos, esperanças e desilusões (estas, sobretudo em relação a seu maior adversário político, Pedro Pedrossian), sob o olhar acurado de um geógrafo afeito à literatura. Quem ganha com isso? Simplesmente a literatura, a geografia, a memória e a história do estado. Portanto, leitor, o que esperas para ir direto ao primeiro capítulo e se aprofundar nessa fértil relação literatura/geografia, percebida por poucos e aqui destacada por este jovem pesquisador?
Palavras-chave: Geografia
Geography
Territorialidade humana
Human territoriality
Literatura (Mato Grosso do Sul)
Literature (Mato Grosso do Sul, Brazil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: PINHEIRO, Robinson Santos. Geografia e literatura: diálogo em torno da construção da identidade territorial sul-mato-grossense. Dourados, MS: Editora UFGD, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1902
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Livros



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.