Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1937
Tipo: Livro
Título: Justiça e cidadania: reflexões sobre o campo normativo moderno
Autor(es): Salatini, Rafael (Org.)
Pazó, Cristina Grobério (Org.)
Policarpo, Douglas (Org.)
Resumo: O livro tem início com uma abordagem do pensamento de Immanuel Kant, analisado por Norberto Bobbio, sob os temas básicos do pensamento jurídico-político kantiano, como a separação dos poderes, o republicanismo, a paz perpétua, etc. Passa pela possibilidade de compatibilização da ética do discurso proposta por Habermas, quanto ao processo de mediação, com o objetivo de re-estabeler o diálogo entre as partes conflitantes e a temática do acesso à justiça no Brasil atual. Analisa-se os desafios brasileiros quanto à concretização dos direitos humanos, com o objetivo geral de avaliar as críticas pós-modernas à concepção tradicional dos direitos humanos e fundamentais, refletidas com base na diferença e no diálogo. Finaliza-se o texto com as dificuldades de implementação da lei 10.639/03, com abordagens dos temas etnorraciais que lembram a importância das populações negra e indígena na história brasileira.
Palavras-chave: Direitos humanos
Human rights
Acesso à justiça
Cidadania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: SALATINI, Rafael; PAZÓ, Cristina Grobério; POLICARPO Douglas (orgs.). Justiça e cidadania: reflexões sobre o campo normativo moderno. Dourados, MS: Editora UFGD, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1937
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Livros



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.