Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1999
Tipo: Dissertação
Título: A Geografia do clima da microrregião de Dourados/MS: regime e excepcionalidades pluviais no período de 1980 a 2012
Autor(es): Schneider, Heverton
Primeiro Orientador: Silva, Charlei Aparecido da
metadata.dc.contributor.referee1: Sant'Anna Neto, João Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Berezuk, André Geraldo
Resumo: Esta dissertação visa discutir o regime e as excepcionalidades pluviais como elemento representativo do clima, no recorte espacial denominado Microrregião de Dourados, localizada na porção centro-sul do estado de Mato Grosso do Sul. O intuito da análise foi verificar em que medida o regime e as excepcionalidades são importantes no contexto da produção do espaço regional e na ocorrência de impactos socioeconômicos, incluindo a influência positiva e/ou negativa na agricultura. Para tanto, foram identificados, analisados e discutidos anos-padrão presentes na série histórica de trinta e três anos (1980-2012). Durante a série, foram eleitos onze anos excepcionais (1981, 1982, 1985, 1988, 1991, 1999, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2009). Estes apresentaram variabilidades em seu regime e foram analisados em pranchas juntamente com a série história de produção agrícola e a notícias veiculadas a jornais da região. Os resultados foram satisfatórios, possibilitando a compreensão e a caracterização do clima, através da análise dos anos-padrão e das variabilidades que ocorreram e que refletiram diretamente nas relações socioeconômicas. Portanto, o trabalho através de um estudo quantitativo e qualitativo, espacializou temporalmente a distribuição pluviométrica no intuito de demonstrar a importância da pesquisa em estudos de regime e variabilidade pluviométrica de uma região, utilizando-se como fundamento, o conceito de Geografia do Clima, ideia defendida por Sant'Anna Neto (2001) que atribui a necessidade de se incorporar a dimensão social na interpretação do clima na perspectiva da análise geográfica.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo discutir las excepcionalidades pluviais como elementos representativos del clima , el área espacial llamada miaorregión del Dourados, situado en la parte central del sur del estado de Mato Grosso do Sul. El objetivo del análisis fue determinar en qué medida el régimen y excepcionalidades son importantes en el contexto de la producción del espacio regional y la ocurrencia de impactos socio-económicos, incluyendo la influencia positiva y / o negativa en la agricultura. Para eso se identificaron , analizaron y discutieron años estándar presentes en la serie de tiempo de treinta y tres años ( 1980-2012) Durante la serie , se eligieron once años excepcionales ( 1981 , 1982 , 1985 , 1988 , 1991 , 1999 , 2002 , 2003 , 2004 , 2005 y 2009 ) . Estos mostraron variabilidad en su sistema y se analizaron tablas junto con la historia de la serie de la producción agrícola y de los informes en los periódicos de la región. Los resultados fueron satisfactorios , lo que permite la comprensión y caracterización del clima , mediante el análisis de la norma y el año de la variabilidad que se ha producido y directamente reflejado en las relaciones socioeconómicas. Así que el trabajo a través de un estudio cuantitativo y cualitativo temporalmente espacializado distribución de las precipitaciones , a fin de demostrar la importancia de la investigación en los estudios del régimen y la variabilidad de las precipitaciones en una región , tomando como base el concepto de Geografia del Clima, idea defendida por Sant'Anna Neto ( 2001 ) que atribuye a la necesidad de incorporar la dimensión social en la interpretación del clima como para el análisis geográficas.
Palavras-chave: Dourados (Mato Grosso do Sul)
Regime pluviométrico
Rainfall patterns
Clima
Climate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA::CLIMATOLOGIA GEOGRAFICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: SCHNEIDER, Heverton. A Geografia do clima da microrregião de Dourados/MS: regime e excepcionalidades pluviais no período de 1980 a 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1999
Data do documento: 14-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HevertonSchneider.pdf10,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.