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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Teoria das filas e simulação aplicados a um restaurante universitário
Autor(es): Silva, Luiz Guilherme Patroni Duarte da
Primeiro Orientador: Santos, Vinícius Carrijo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcio Rogério
Resumo: Os processos de atendimento devem atender as necessidades dos clientes, pois a satisfação dos mesmos é o principal fator buscado pelas empresas. Contudo, um evento presente em muitos tipos de processos são a formação de filas, trazendo ao cliente a espera por atendimento, pois os processos não são adequados para suprir a demanda, gerando filas e resultando em perda de tempo, o que é indesejável ao consumidor. Este estudo foi baseado na observação do processo de atendimento de um Restaurante Universitário, com o intuito de analisar o sistema de filas existentes e suas carências. Para isso, foi feita a coleta de dados referentes aos processos realizados pelos clientes, e posteriormente foi montado um modelo virtual através do software Arena, possibilitando a identificação de necessidades e adequação do sistema. Na sequência foi gerado um modelo proposto, com alterações que buscam trazer possíveis melhorias. Apresentando uma redução de mais de 3 minutos e 20 segundos no processo de pegar pratos e talheres e a eliminação de filas para esse processo, houve também uma redução de 2 minutos e 45 segundos no tempo médio do cliente no sistema
Abstract: The processes of service must meet the needs of the clients, since their satisfaction is the main factor sought by the companies. However, an event that is present in many types of processes is the formation of queues, bringing the customer to the waiting for service, becau se the processes are not adequate to supply the demand, generating queues and resulting in wastage of time, which is undesirable to the consumer. This study was based on the observation of the process of attending a University Restaurant, with the purpose of analyzing the system of existing queues and their needs. For this, the data were collected regarding the processes performed by the clients, and later a virtual model was assembled through the Arena software, making it possible to identify the needs and suitability of the system. A proposed model was generated, with changes that seek to bring possible improvements. Featuring a reduction of more than 3 minutes and 20 seconds in the process of picking up plates and cutlery and eliminating queues for this process, there was also a reduction of 2 minutes and 45 seconds in the average customer time in the system.
Palavras-chave: Restaurante universitário
University restaurant
Teoria das Filas
Queuing theory
Simulação digital
Digital computer simulation
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: SILVA, Luiz Guilherme Patroni Duarte da. Teoria das filas e simulação aplicados a um restaurante universitário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2185
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

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