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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do plano de desenvolvimento institucional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul como instrumento de gestão
Título(s) alternativo(s): Assessment of the institutional development plan of Mato Grosso do Sul university as a management instrument
Autor(es): Sordi, Gustavo Fraile
Primeiro Orientador: Hall, Rosemar José
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Paulo Sérgio
Resumo: A partir da instituição do SINAES, o Plano de Desenvolvimento institucional (PDI) adquiriu um papel de destaque no contexto das IES, tanto por seu conteúdo obrigatório, quanto por suas possibilidades. Elaborado para um período de 5 anos, o PDI é um documento que identifica a IES no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. Por suas características e conteúdo obrigatório, o PDI pode ser uma ferramenta de gestão fundamental para as IES. Na busca sobre o assunto na literatura, observou-se que o PDI muitas vezes se apresentava apenas como uma exigência burocrática atendida pelas universidades. Neste contexto, a presente pesquisa tratou sobre o tema e analisou o contexto do PDI em uma instituição em específico: a UEMS. Além disso, teve como objetivo geral propor ações para que o PDI da UEMS se torne mais efetivo em seu contexto institucional. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa constitui-se como descritiva, bibliográfica e documental, e sua abordagem é qualitativa. Os resultados indicaram que: o PDI é o referencial para todas as atividades da UEMS; é denominado por seus elaboradores como o planejamento estratégico (PE) da instituição; e que, ao longo do tempo, o documento evoluiu de um aspecto burocrático à uma busca por representar o PE institucional. No entanto, de acordo com os pressupostos adotados, são necessárias melhorias em relação a seu conteúdo e em seu processo de construção. Além disso, também foi observado um nível indesejado de desconhecimento da comunidade acadêmica em relação ao PDI.
Abstract: Through the institution of SINAES, the Institutional Development Plan (IDP) has acquired a prominent role in the context of the Higher Education Institution (HEI), both for its mandatory content and its possibilities. Elaborated for a period of 5 years, the IDP is a document that identifies the HEI regarding to its work philosophy, its mission, the pedagogical guidelines that guide its actions, its organizational structure and the academic activities that it pursues develops or intends to develop. Due to its characteristics and mandatory content, the IDP can be a fundamental management tool for the HEI. In a search for the subject in the literature, it was observed that the IDP often presented itself only as a bureaucratic requirement met by universities. In this context, the present research dealt with the and analyzed the context of the IDP in a specific institution: UEMS. In addition, its general objective was to propose actions to make UEMS’s IDP more effective in its institutional context. From the methodological point of view, the research is descriptive, bibliographical and documentary, and its approach is qualitative. The results indicated that: the IDP is the reference for all UEMS activities; is called by its makers as the strategic planning (SP) of the institution; and that over time the document has evolved from a bureaucratic aspect to a quest to represent the institutional SP. However, according to the assumptions adopted, improvements are required regarding its content and its construction process. In addition, an undesirable level of lack of knowledge of the academic community about the IDP was also observed.
Palavras-chave: Plano de Desenvolvimento Institucional
Instituições de Ensino Superior
Gestão universitária
Universities and colleges - Administration
Planejamento estratégico
Strategic planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: SORDI, Gustavo Fraile. Avaliação do plano de desenvolvimento institucional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul como instrumento de gestão. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2212
Data do documento: 2-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

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