Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2248
Tipo: Livro
Título: O Cajado de Mentor: mídia, eleições e coronelismo eletrônico no Brasil
Autor(es): Santos, Maria de Lourdes dos
Santos, Reinaldo dos
Resumo: A obra se insere no campo de abordagens da cultura política brasileira e discute a relação entre mídia, eleições e democracia, em uma perspectiva multidisciplinar entre História, Sociologia, Política, Comunicação e Educação. A primeira parte discute as implicações de um acesso desigual aos meios de comunicação de massa para o regime democrático, analisando a relação entre o estúdio, como lugar de atuação de homens de mídia (jornalistas, locutores e/ou concessionários de emissoras de rádio e TV), e a tribuna (entendida como o ofício de parlamentares), no contexto das eleições e das políticas de concessão de emissoras, realizadas no período 1974-2004. A segunda parte reflete sobre políticas públicas de comunicação e o papel das emissoras legislativas, discutindo a possibilidade de promoção da democracia, por meio da accountability vertical, entre representantes e representados, em canais parlamentares de televisão, desde sua a criação no final dos anos 1990 até 2005.
Palavras-chave: Comunicação de massa
Mass media
Democracia
Democracy
Política
Eleição
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: SANTOS, Maria de Lourdes dos; SANTOS, Reinaldo dos. O Cajado de Mentor: mídia, eleições e coronelismo eletrônico no Brasil. Dourados, MS: Editora UFGD, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2248
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
o_cajado_de_mentor.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.